Visita técnica à empresa de medicamentos agrega conhecimento para estudantes de Farmácia
Acadêmicos do curso de Farmácia da Unoesc Videira realizaram visita técnica na Indústria de medicamentos EMS, em Hortolândia-SP. O grupo de 26 alunos esteve acompanhado pelo professor João Ronaldo Ferreira em viagem no dia 11 de outubro. A professora Monica Frighetto, coordenadora do curso, explica que na região não existem indústrias de medicamentos, e […]
Publicado em 17/10/2016
Por Unoesc
Acadêmicos do curso de Farmácia da Unoesc Videira realizaram visita técnica na Indústria de medicamentos EMS, em Hortolândia-SP. O grupo de 26 alunos esteve acompanhado pelo professor João Ronaldo Ferreira em viagem no dia 11 de outubro.
A professora Monica Frighetto, coordenadora do curso, explica que na região não existem indústrias de medicamentos, e o farmacêutico formado pela Unoesc, é habilitado a ser responsável técnico nestas empresas e com isso torna-se necessário o conhecimento mínimo sobre o funcionamento de uma grande indústria de medicamentos.
— Além disso, a proximidade da universidade com este tipo de empresa favorece a oferta de estágios na área de atuação — afirmou.
Para os acadêmicos, a visita foi de extrema importância e agregou conhecimento para os futuros profissionais do ramo farmacêutico.
— Eu só tenho a agradecer a oportunidade que tive em visitar essa grande empresa, o que enriqueceu ainda mais meu conhecimento, parabenizo a recepção e explicação dada pelos representantes. Foi maravilhoso poder andar pelos corredores e ver tamanha organização e grandiosidade, que se iniciou em uma pequena farmácia através de seu criador, Emiliano Sanchez, e 14 anos depois tornou-se a EMS, a maior empresa farmacêutica do Brasil — reiterou Vanessa Tonetta, acadêmica da 10ª fase do curso de Farmácia.
Para Anna Carolina Duarte, acadêmica da 6ª fase, a viagem foi ótima, incrível e valeu a pena.
— Adorei! Foi muito interessante. Eu imaginava que a EMS era grande, mas não tanto. Estou torcendo para que eles abram, ao longo destes três anos que ainda temos na faculdade, programas de estágio, para que possamos participar — completou a acadêmica da 4ª fase, Karen Zanferrari.
— A viagem nos proporcionou um amplo conhecimento sobre a fabricação de medicamentos, saindo da nossa zona de conforto da análise clínica, dispensação e atenção farmacêutica. Acredito que nos despertou a vontade de atuar futuramente nessa área fantástica, que é a indústria farmacêutica, o princípio da promoção a saúde — finalizou Bruna Leticia Allebrandt, estudante da 4ª fase
A EMPRESA
A EMS é a empresa farmacêutica líder no Brasil há dez anos consecutivos, tanto em unidades comercializadas, quanto em faturamento. Fundada há 52 anos, iniciou sua história com a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) em 1964, expandiu para Hortolândia (SP) em 1999 e foi implantado o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em 2002.
Mais recentemente, em 2013, a fábrica foi robotizada. A empresa chegou a Manaus, com uma nova instalação – a Novamed – para produzir mais de 1,5 bilhão comprimidos/mês em 2014. O primeiro laboratório a produzir genéricos no Brasil foi da EMS, em 2000, disponibilizando mais opções competitivas ao consumidor e exportando para a Europa cinco anos depois.