Página inicial O que acontece Viagem acadêmica fortalece formação prática dos estudantes de Agronomia da Unoesc
Notícia São José do Cedro Maravilha

Viagem acadêmica fortalece formação prática dos estudantes de Agronomia da Unoesc


Estudantes do curso de Agronomia da Unoesc São José do Cedro e Maravilha participaram de uma viagem técnica no Estado do Paraná, como parte das Atividades Curriculares Complementares (ACC). A iniciativa teve como objetivo ampliar os conhecimentos práticos e proporcionar vivências relacionadas à atuação profissional do engenheiro agrônomo.

A programação iniciou com visita ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), em Santa Tereza do Oeste, onde os estudantes foram recepcionados pela equipe técnica e conheceram as principais áreas de pesquisa e atuação do Instituto. Durante a visita, acompanharam o trabalho de melhoramento e seleção do gado Purunã, raça desenvolvida no estado, e conheceram o sistema de condução de hortaliças Vitória, voltado à produção sustentável e eficiente.

Na sequência, o grupo visitou o Centro de Pesquisa Agrícola da Copacol, em Cafelândia (PR). No local, os estudantes aprofundaram seus conhecimentos sobre o uso de produtos biológicos, herbicidas e manejo integrado de plantas daninhas, compreendendo as tecnologias aplicadas pela cooperativa em seus programas de pesquisa e desenvolvimento.

A viagem também incluiu momentos de integração e contato com importantes atrativos turísticos e ambientais da região de Foz do Iguaçu, como o Parque das Aves, o Parque Nacional do Iguaçu – Cataratas e a Itaipu Binacional, reconhecida mundialmente por sua relevância energética e ambiental.

Para o coordenador do curso de Agronomia da Unoesc Maravilha, professor Alceu Cericato, a experiência foi enriquecedora e contribuiu para o amadurecimento acadêmico dos estudantes.
— As viagens de estudos são momentos únicos na formação dos nossos estudantes. Elas permitem vivenciar na prática o que é discutido em sala de aula, conectando teoria e realidade. Além de ampliar o aprendizado técnico, fortalecem o vínculo entre os colegas, estimulam o trabalho em equipe e despertam um olhar mais sensível e crítico sobre os desafios e as oportunidades da área profissional. Foi gratificante observar o envolvimento e o interesse demonstrados durante as visitas — destacou Cericato.

O professor André Sordi reforçou a importância da atividade como ferramenta de integração entre teoria, prática e pesquisa.
— A viagem possibilitou aos estudantes o contato direto com uma das regiões mais produtivas do Brasil. Com um olhar científico, puderam conhecer centros de referência em pesquisa, como o IDR-Paraná e a Copacol, ampliando a compreensão sobre os diferentes sistemas agrícolas do país e despertando o interesse pela pesquisa científica — afirmou Sordi.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.