Viagem acadêmica fortalece formação prática dos estudantes de Agronomia da Unoesc
Publicado em 03/11/2025
Por Imprensa São Miguel d'Oeste
Estudantes do curso de Agronomia da Unoesc São José do Cedro e Maravilha participaram de uma viagem técnica no Estado do Paraná, como parte das Atividades Curriculares Complementares (ACC). A iniciativa teve como objetivo ampliar os conhecimentos práticos e proporcionar vivências relacionadas à atuação profissional do engenheiro agrônomo.
A programação iniciou com visita ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), em Santa Tereza do Oeste, onde os estudantes foram recepcionados pela equipe técnica e conheceram as principais áreas de pesquisa e atuação do Instituto. Durante a visita, acompanharam o trabalho de melhoramento e seleção do gado Purunã, raça desenvolvida no estado, e conheceram o sistema de condução de hortaliças Vitória, voltado à produção sustentável e eficiente.
Na sequência, o grupo visitou o Centro de Pesquisa Agrícola da Copacol, em Cafelândia (PR). No local, os estudantes aprofundaram seus conhecimentos sobre o uso de produtos biológicos, herbicidas e manejo integrado de plantas daninhas, compreendendo as tecnologias aplicadas pela cooperativa em seus programas de pesquisa e desenvolvimento.
A viagem também incluiu momentos de integração e contato com importantes atrativos turísticos e ambientais da região de Foz do Iguaçu, como o Parque das Aves, o Parque Nacional do Iguaçu – Cataratas e a Itaipu Binacional, reconhecida mundialmente por sua relevância energética e ambiental.
Para o coordenador do curso de Agronomia da Unoesc Maravilha, professor Alceu Cericato, a experiência foi enriquecedora e contribuiu para o amadurecimento acadêmico dos estudantes.
— As viagens de estudos são momentos únicos na formação dos nossos estudantes. Elas permitem vivenciar na prática o que é discutido em sala de aula, conectando teoria e realidade. Além de ampliar o aprendizado técnico, fortalecem o vínculo entre os colegas, estimulam o trabalho em equipe e despertam um olhar mais sensível e crítico sobre os desafios e as oportunidades da área profissional. Foi gratificante observar o envolvimento e o interesse demonstrados durante as visitas — destacou Cericato.
O professor André Sordi reforçou a importância da atividade como ferramenta de integração entre teoria, prática e pesquisa.
— A viagem possibilitou aos estudantes o contato direto com uma das regiões mais produtivas do Brasil. Com um olhar científico, puderam conhecer centros de referência em pesquisa, como o IDR-Paraná e a Copacol, ampliando a compreensão sobre os diferentes sistemas agrícolas do país e despertando o interesse pela pesquisa científica — afirmou Sordi.
- Estudantes de Agronomia na Itaipu Binacional
- Visita ao Centro de Pesquisa Agrícola da Copacol em Cafelândia – PR
- Visita técnica ao IDR Santa Tereza do Oeste – Gado Purunã
- Vista da Itaipu Binacional



