Página inicial O que acontece Valores familiares é tema de Palestra Show em “Dia da Família na Escola”
Graduação Palestra Chapecó

Valores familiares é tema de Palestra Show em “Dia da Família na Escola”

A Unoesc Chapecó, Colégio Marista São Francisco e a Gerência Regional de Educação (Gered) de Chapecó, promoveram em 14 de abril de 2018, uma palestra show sobre valores familiares. Cerca de 800 pessoas participaram da ação realizada no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês. A palestra show com David Freitas e Vilson Cechetti envolveu […]


A Unoesc Chapecó, Colégio Marista São Francisco e a Gerência Regional de Educação (Gered) de Chapecó, promoveram em 14 de abril de 2018, uma palestra show sobre valores familiares.
Cerca de 800 pessoas participaram da ação realizada no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês. A palestra show com David Freitas e Vilson Cechetti envolveu toda a comunidade escolar em um momento de reflexão sobre o papel da família e da escola na formação dos estudantes. A gerente da Gered Chapecó, Maria de Lurdes Seben, avalia que a programação atingiu o propósito.

—Vivemos um momento muito importante de integração entre as famílias e escola, devemos caminhar juntos para cada um fazer a sua parte — comenta Maria Seben. 

Em família, a mãe Larissa Zanotelli e o pai Cleverson de Lima participaram da atividade com a filha Isabelli de Lima, que estuda na 5ª série da EEB Bom Pastor, em Chapecó.

—A família precisa estar unida para que as crianças tenham uma boa base. Temos que levar em consideração que hoje os valores estão muito invertidos, para que as crianças de hoje sejam bons adultos no futuro precisamos depositar nosso tempo principalmente na infância dos filhos —  afirma a mãe Larissa.

A proposta da criação do Dia da Família na Escola, surgiu da Campanha Pais pela Educação, lançada pelo Movimento SC pela Educação em 2014. Um dos estímulos é uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), segundo a qual os estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção. O objetivo da iniciativa é estimular a participação dos pais na vida escolar dos filhos.

No Brasil, 46% dos pais e responsáveis por crianças em idade escolar dizem não dedicar tempo suficiente com a educação dos filhos. É isso o que mostra uma pesquisa da ONG global de educação Varkey Foundation feita em parceria com o Instituto Ipsos com 27 mil pais de estudantes de 4 a 18 anos em 29 países. Um dos estímulos para que essa realidade mude, parte de reflexões como a que faremos nesta tarde, para refletir sobre Valores Familiares.

*Texto Celso Paulo Costa
 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.