V Simpósio Regional debate a Educação Básica
A Unoesc, campus aproximado de Maravilha, realizou nos dias 15, 16 e 17 deste mês, o V Simpósio Regional de Educação Básica. A abertura foi no auditório do Maravilhas Park Hotel, e contou com a presença de mais de 500 participantes entre lideranças locais, professores da rede municipal e estadual de ensino, acadêmicos, convidados e […]
Publicado em 17/05/2012
Por
A Unoesc, campus aproximado de Maravilha, realizou nos dias 15, 16 e 17 deste mês, o V Simpósio Regional de Educação Básica. A abertura foi no auditório do Maravilhas Park Hotel, e contou com a presença de mais de 500 participantes entre lideranças locais, professores da rede municipal e estadual de ensino, acadêmicos, convidados e imprensa local.
O simpósio foi pensado para educadores e estudantes de licenciaturas de toda a região, com o propósito de oferecer uma formação continuada aos docentes da Educação Básica, por meio de temáticas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem e da gestão escolar.
De acordo com a Coordenadora Administrativa do campus aproximado de Maravilha e Coordenadora do curso de Pedagogia, professora Dilva Bertoldi Benvenutti, neste ano, o simpósio procurou atender também, além dos docentes da área de Educação Infantil, aos professores dos anos iniciais e finais da Educação Básica. “Este grupo não estava sendo contemplado na formação continuada, então pensamos na ideia de contemplá-los com a realização do V Simpósio Regional da Educação”, argumenta.
Conforme a Secretária Municipal de Educação de Maravilha, Claudete Livinalli, a realização do V Simpósio Regional é um acontecimento que possibilita a troca de experiências. “Eu não acredito em trabalho pedagógico sem esses encontros entre os professores. Em eventos como esse, promovemos a interação, a socialização, que são fundamentais para a carreira de qualquer educador”, reforça a secretária.
V Simpósio
Na abertura do Simpósio foi realizada uma apresentação lúdica: “Conto e poesias”, envolvendo alunos das escolas do Ensino Fundamental, da sede municipal de ensino, coordenadoras, gestoras, além das Contadoras de História do Projeto “é Contando que se Encanta”.
O palestrante, Mario Bandiera, abriu o simpósio, na última terça-feira, 15, com a temática da avaliação no quadro da educação. Segundo ele, “hoje, o grande desafio pedagógico é ensinar o aluno a aprender a aprender”.
Na quarta-feira, 16, as atividades aconteceram no período da manhã, com as palestrantes da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), doutora Eva Teresinha de Oliveira Boff e doutora Maria Cristina Pansera de Araújo.
A doutora Maria de Araújo explicou sobre a atividades realizadas, com temáticas que abordam a operacionalização da educação ambiental e sustentabilidade nas séries iniciais, ensino fundamental e ensino médio. Para ela, “o professor precisa se perceber e se ver na atividade prática, para se dar conta da capacidade que tem”.
Na parte da tarde, do dia 16 de maio, o simpósio foi conduzido pelo PhD. Paulo Hentz, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que abordou o tema: “A Educação Escolar: realidade e desafios”.
Conforme a professora Dilva, 13 oficinas foram realizadas nas dependências da Unoesc, campus aproximado de Maravilha e uma oficina foi realizada no Maravilhas Park Hotel.