Unoesc Xanxerê realiza primeiro treinamento para capacitação de profissionais para atuarem em sanidade animal após credenciamento junto ao Mapa
Publicado em 12/08/2025
Por Imprensa Xanxerê
Após receber credenciamento do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em janeiro de 2025, a Unoesc Xanxerê deu início a uma nova etapa na qualificação de profissionais da área veterinária. Entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, a Universidade promoveu o “1º Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e da Tuberculose Bovina e Bubalina”, reunindo médicos veterinários e estudantes da décima fase de Medicina Veterinária.
O curso, com carga horária de 32 horas, foi conduzido por docentes da Unoesc e por profissionais da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e do Mapa, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). A formação combinou conteúdos teóricos e atividades práticas, capacitando os participantes para aplicar e interpretar testes diagnósticos, como o Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) e o Teste do Anel em Leite (TAL), além da técnica de tuberculinização, padrão para detecção da tuberculose bovina e bubalina.
Para a médica veterinária Amanda Vanzetto, de Caibi (RS), a experiência foi decisiva para aprimorar a prática profissional.
— As instrutoras foram didáticas, atenciosas e sempre dispostas a esclarecer dúvidas, garantindo nosso entendimento dos métodos diagnósticos. Essa formação certamente agregou muito à minha atuação — destacou Amanda.
Já Gabriel da Costa Merch, médico veterinário da Serra Gaúcha, ressaltou a organização e a infraestrutura do treinamento.
— O curso correlacionou teoria, legislação e prática de forma exemplar. Realizamos diagnósticos em laboratório muito bem equipado e práticas de campo seguras para todos. A participação da Cidasc e do Mapa trouxe dados e orientações essenciais para nossa futura atuação como habilidos — afirmou Gabriel.
Segundo a instrutora Lilian Kolling Girardini, o treinamento vai além da capacitação técnica.
— Este treinamento fortalece a qualificação profissional, o compromisso com a saúde pública e o desenvolvimento sustentável da agropecuária. É um passo fundamental para ampliar o acesso à habilitação oficial e contribuir para o controle da brucelose e da tuberculose no país — pontuou Lilian.
Para Francieli Adriane Molossi, também instrutora, o diferencial esteve na troca de experiências.
— Foi gratificante interagir com profissionais comprometidos e perceber que o conteúdo poderá auxiliar na tomada de decisões e melhorar as ações de campo, reforçando a importância do trabalho integrado entre médicos veterinários, produtores e órgãos de fiscalização — finalizou Francieli.
Com esse primeiro treinamento, a Unoesc Xanxerê inaugura um ciclo contínuo de formações especializadas, reafirmando seu papel na qualificação de profissionais, na proteção da saúde pública e no fortalecimento das cadeias produtivas da agropecuária regional e nacional.





