Unoesc Xanxerê inaugura Clínica-escola de Fisioterapia
Publicado em 14/08/2025
Por Imprensa Xanxerê
A Unoesc Xanxerê inaugurou, no dia 7 de agosto, a Clínica-escola de Fisioterapia, um espaço moderno e totalmente equipado, projetado para unir ensino de qualidade e atendimento gratuito à população. A cerimônia reuniu autoridades, docentes, estudantes e representantes de instituições parceiras.
A cerimônia contou com a presença de autoridades da Universidade e dos poderes constituídos do município, lideranças da área da saúde e representantes de instituições parceiras, além do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região (Crefito-10), fisioterapeuta André Cruz.
A inauguração representa um marco significativo para a Universidade, para o curso e para a comunidade, simbolizando o compromisso com a formação de excelência, a inovação no ensino e a promoção da saúde de forma ética e humanizada.
A nova clínica será um espaço para que os estudantes transformem teoria em prática, desenvolvendo habilidades técnicas e humanas por meio de atendimentos supervisionados. Os serviços serão oferecidos gratuitamente à população, reforçando o papel social da Universidade e criando uma ponte entre o conhecimento acadêmico e as necessidades da comunidade.
Durante o seu pronunciamento, a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Maria Cecília Vaccaro Brasil, destacou que também agradeceu às instituições parceiras – Hospital Regional São Paulo, Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência Física de Xanxerê (FCDX), Lar do Idoso, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Secretaria Municipal de Saúde – pelo apoio na construção de vivências práticas para os estudantes, além de reconhecer o empenho da gestão da Unoesc e dos professores do curso.
O vice-reitor da Unoesc Xanxerê, professor Genesio Téo, reconheceu a importância do momento para o curso de Fisioterapia e falou sobre os investimentos que o campus está fazendo em benefício de todos cursos da área da saúde.
Após a solenidade, os presentes visitaram as novas instalações da clínica, localizadas no bloco H, e conheceram a estrutura que estará à disposição de estudantes e da comunidade. A programação seguiu com uma palestra ministrada pelo presidente do Crefito-10, André Cruz, direcionada aos estudantes de Fisioterapia.






