Unoesc Xanxerê apoia eventos que fortalecem inovação, empreendedorismo e protagonismo no agronegócio
Publicado em 30/09/2026
Por Imprensa Xanxerê
A Unoesc Xanxerê apoiou, em setembro, duas iniciativas que movimentaram importantes segmentos da economia regional: o “Inovarejo – Feira de Inovação e Tecnologia para Empresas”, realizado nos dias 18 e 19, e o “4º Encontro Mulheres do Agro”, nos dias 25 e 26. Ao participar das duas agendas, a Universidade reforçou sua presença em espaços que promovem inovação, empreendedorismo, qualificação, conexões profissionais e desenvolvimento de negócios.
A escolha por apoiar eventos dessa natureza está relacionada à própria realidade econômica de Xanxerê e do Oeste catarinense. O município tem no agronegócio, na indústria, no comércio e nos serviços importantes vetores de desenvolvimento, enquanto a inovação e a capacidade de adaptação dos negócios ganham espaço diante das transformações do mercado. A Unoesc entende que estar próxima desses setores permite ampliar a conexão entre Universidade, empresas, profissionais e comunidade.
Realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Xanxerê e pela CDL Inovação, o “Inovarejo” promoveu uma programação dedicada à tecnologia e às transformações do varejo. A primeira edição reuniu 17 palestras, três oficinas, três painéis e rodadas de pitches de startups, além de exposição e networking. Entre os temas estiveram inteligência artificial (IA), dados, cibersegurança, empreendedorismo, startups e novas estratégias para os negócios.
A programação também evidenciou a aproximação entre diferentes atores do ecossistema regional. Empresários, profissionais, estudantes e empresas de tecnologia participaram das atividades, criando oportunidades para troca de experiências e formação de novas conexões. A proposta do evento foi justamente aproximar tecnologias e soluções já disponíveis da realidade das empresas do Oeste catarinense.
Na semana seguinte, Xanxerê recebeu o “4º Encontro Mulheres do Agro”, realizado pela Associação Mulheres do Agro de Santa Catarina. O evento ocorreu nos dias 25 e 26, reunindo mulheres de diferentes segmentos do agronegócio e da agricultura familiar para momentos de conhecimento, integração, motivação e troca de experiências.
Com caráter nacional, o encontro mobilizou participantes de diferentes regiões de Santa Catarina, estados vizinhos e outros países, com expectativa de aproximadamente 800 mulheres. A programação foi estruturada em torno de palestras e painéis voltados ao fortalecimento da participação feminina no agronegócio.
Para a Unoesc, apoiar iniciativas que dialogam diretamente com os setores produtivos da região representa uma forma de aproximar o conhecimento acadêmico das demandas concretas da sociedade. No caso do “Inovarejo”, essa aproximação passa pela transformação digital, pelo empreendedorismo e pela inovação nos negócios. No “Mulheres do Agro”, envolve liderança, conhecimento, conexões e valorização da participação feminina em uma atividade fundamental para a economia regional.




