Página inicial O que acontece Unoesc realiza 11ª edição da Charrete com foco em soluções para Guaraciaba
Notícia Notícia de evento Inserção Social Ensino Comunidade São Miguel do Oeste

Unoesc realiza 11ª edição da Charrete com foco em soluções para Guaraciaba


Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unoesc São Miguel do Oeste promoveram a 11ª edição da Charrete, concurso de projetos que desafia os estudantes a desenvolverem ideias e soluções voltadas às demandas da comunidade regional. Neste ano, a atividade ocorreu em parceria com o município de Guaraciaba.

A edição de 2026 teve como temática a elaboração de propostas para um ecoparque no município, aproximando os estudantes de situações práticas relacionadas ao planejamento urbano, à sustentabilidade e ao desenvolvimento regional. Durante a atividade, os participantes trabalharam em equipes multidisciplinares, para desenvolver projetos voltados à valorização do espaço e ao fortalecimento do potencial turístico e ambiental da cidade.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Civil da Unoesc São Miguel do Oeste, professor Jeferson Breitenbach, a Charrete fortalece a relação entre a Universidade e a comunidade, além de estimular a formação prática dos estudantes.

— A Charrete é um concurso em que os estudantes se reúnem em grupos para propor ideias e soluções para demandas regionais. A atividade está alinhada às práticas de extensão da Unoesc e reforça a relação entre a Universidade e a comunidade. Neste ano, em parceria com o município de Guaraciaba, os estudantes desenvolveram propostas para um Ecoparque, pensando em soluções que possam contribuir para o desenvolvimento local — destaca Jeferson.

Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc São Miguel do Oeste, professora Leandra Daiprai, a Charrete reforçou, mais uma vez, a importância de aproximar os estudantes de situações reais e de demandas concretas da região.

— Trabalhar em parceria com o município de Guaraciaba permitiu que os estudantes desenvolvessem propostas pensando não apenas na qualidade projetual, mas também em sustentabilidade, turismo, lazer e desenvolvimento urbano. Além de estimular a criatividade e o trabalho em equipe, a atividade proporciona uma vivência muito próxima da realidade profissional, fortalecendo o compromisso da Unoesc com a formação prática e com as ações de extensão voltadas à comunidade — enfatiza Leandra.

Representando o município de Guaraciaba, o fiscal de obras e posturas, Gilbran Brauner Moreira, que também é estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc, ressaltou a importância da parceria para o município.

— É um prazer participar de uma atividade com uma temática tão importante para Guaraciaba. O projeto voltado ao lago e ao parque pode contribuir para o crescimento e o desenvolvimento do município. Essa parceria com os cursos de Arquitetura e Engenharia proporciona aos estudantes uma experiência prática e oferece ao município ideias e materiais muito produtivos e funcionais para futuras ações — afirma Gilbran.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.