Unoesc participa do Congresso das Américas sobre Educação Internacional na Costa Rica
Publicado em 23/10/2025
Por Imprensa Unoesc
A Unoesc participou da nona edição do “Congresso das Américas sobre Educação Internacional (CAEI 2025)”, realizado entre os dias 15 e 17 de outubro, no Centro de Convenções da Costa Rica, em San José. O evento, promovido pela Organização Universitária Interamericana (OUI), é um dos principais fóruns do continente voltados à internacionalização do ensino superior, reunindo representantes de instituições de diversos países para discutir tendências, desafios e boas práticas em cooperação acadêmica.
A Universidade foi representada pelo reitor, professor Ricardo Antonio De Marco, pela pró-reitora de Ensino, professora Jaciney Aparecida Danielli, e pela coordenadora de Relações Internacionais, professora Nicole Stivaletta. Antes da abertura oficial do congresso, a equipe participou de visitas técnicas à Escola de Negócios INCAE e à Universidad Nacional de Costa Rica, nos dias 13 e 14 de outubro, com os objetivos de conhecer práticas de gestão e ensino e identificar possibilidades de cooperação acadêmica. Outra agenda foi a participação na Assembleia Geral da OUI, em que além de assuntos gerais, o professor Ricardo Antonio De Marco foi eleito suplente da professora Jenifer Saffi, que na oportunidade foi eleita vice-presidente da OUI Brasil.
Durante o congresso, a Unoesc integrou diversas atividades e reuniões estratégicas. Um dos momentos de destaque foi a assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) entre a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e o Canada and Latin America Research & Exchange Opportunities (CALAREO). O CALAREO é um consórcio que tem como objetivos incentivar, facilitar e apoiar a mobilidade estudantil entre instituições-membro do Canadá e da América Latina. Além disso, busca estabelecer programas de bolsas de estudo que possibilitem a ida de estudantes latino-americanos para universidades canadenses parceiras. O consórcio também promove colaborações em pesquisa e fomenta parcerias que resultem em projetos financiados nacional e internacionalmente, contribuindo para o fortalecimento da cooperação acadêmica e para a formação de estudantes de graduação e pós-graduação. A coordenadora de Relações Internacionais da Unoesc, professora Nicole Stivaletta, teve papel fundamental nesse processo, conduzindo tratativas que resultaram na formalização da parceria.
Também foi realizada uma reunião entre o reitor da Universidad Autónoma de Chihuahua (UACH), México, Mtro. Luis Alfonso Rivera Campos, e da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco, na qual celebraram a assinatura de um MOU, com grandes planos de parceria para o ano de 2026. A UACH, fundada em 1954, é uma das principais universidades públicas do México, reconhecida pelo desenvolvimento acadêmico, pela pesquisa científica e pelo compromisso com a formação integral de seus estudantes.
A professora também representou a Unoesc em uma apresentação conjunta com representantes da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e da Universidade da Região de Joinville (Univille), intitulada “Regional Solutions, Global Impact: How ACAFE Universities Build International Partnerships for Sustainable Development” (Soluções Regionais, Impacto Global: Como as Universidades da ACAFE Constroem Parcerias Internacionais para o Desenvolvimento Sustentável, em tradução literal), que destacou como universidades catarinenses vêm consolidando parcerias internacionais voltadas ao desenvolvimento sustentável.
— Esse evento nos permite estreitar relações com instituições de diferentes países e compartilhar experiências que enriquecem a atuação internacional da Universidade. Cada parceria construída é um passo importante para ampliar a inserção da Unoesc em redes de pesquisa, inovação e mobilidade — afirmou a professora Nicole Stivaletta.
Além da participação ativa nas programações do congresso, a Unoesc integrou a Delegação Brasileira representada no estande da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI). Marcaram as atividades reuniões com diferentes instituições internacionais, entre elas a Universidad Autónoma de Chihuahua (México), do Texas International Education Consortium (TIEC), da Universidad Técnica Nacional (UTN), o Tecnológico de Costa Rica (TEC) e a Universidad del Salvador (Argentina), resultando na assinatura de novas Cartas de Intenção e no fortalecimento de parcerias para futuras ações acadêmicas e científicas.
— A troca de experiências e o diálogo com instituições de diferentes países ampliam nossa visão sobre práticas inovadoras de ensino e gestão, além de inspirar novas ações que impactam positivamente nossos cursos e comunidades — afirmou a pró-reitora de Ensino da Unoesc, professora Jaciney Aparecida Danielli.
— Estar presente no CAEI é essencial para consolidar a Unoesc como uma instituição de referência em internacionalização. Os acordos firmados e as conexões estabelecidas refletem o compromisso da Universidade em buscar cooperação e qualidade acadêmica com alcance internacional — ressaltou o reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco.

























