Página inicial O que acontece Unoesc participa do 3° Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis
Notícia Evento Seminário Videira Xaxim Xanxerê Chapecó

Entre os dias 25 e 27 de abril, os cursos de Ciências Contábeis da Unoesc Videira, Chapecó, Xanxerê e Xaxim participaram do “3° Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis”, evento on-line, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina. O evento teve como tema “Contabilidade: Inovação e Tecnologia”, contou com mais de duas mil inscrições de 25 estados do Brasil e foi visualizado por mais de 10 mil pessoas.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Videira, professora Kemylli Farinon, foi integrante da Comissão Organizadora, da Comissão Executiva e Científica, Avaliadora de Trabalhos Científicos e Mediadora de Sala de apresentação de trabalho, representando todos os coordenadores e professores do curso de Ciências Contábeis da Unoesc. Ainda da Unoesc Videira, as diplomadas Gabriela Dellani Goetten e Tailana Cenci, juntamente com o ex-professor e diplomado do curso, Vitor Paulo Rigo, apresentaram o artigo “Diferenciação da sistemática de apuração do ICMS para duas empresas do setor de transporte rodoviário de cargas localizadas nos estados de Santa Catarina e São Paulo”.  Outro artigo apresentado foi “Análise de investimento no setor de geração de energia elétrica brasileiro”, elaborado pelos estudantes Ericsson Pedroso, Matheus Pompermayer e professor Gilvane Scheren, da Unoesc Xanxerê.

— O seminário proporcionou muitas atualizações sobre inovação, tecnologia e contabilidade, um tema muito atual e de necessidade a ser debatido e aprofundado na academia para a ascensão profissional, para entender os novos rumos, desafios e nichos da profissão contábil. Além disso, oportunizou aos estudantes a apresentação de trabalhos científicos, o que permite que o pesquisador compartilhe suas descobertas com a comunidade acadêmica e científica, possibilitando a disseminação do conhecimento produzido e contribuindo para o avanço da área de estudo — destacou a professora Kemylli.

Além da apresentação de trabalhos, os participantes acompanharam palestras com profissionais de renome.

— O evento ofereceu aos participantes contato com outros profissionais fora do ambiente acadêmico, melhorando suas competências individuais e oferecendo mecanismos para que possam se tornar promotores de soluções na área da contabilidade e gestão — ressaltou a coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis da Unoesc Xanxerê e Xaxim, Jéssica Matiello.

*Texto: Alessandra de Barros/Ascom Unoesc Joaçaba