Unoesc ministra aulas de educação ambiental nas escolas de ensino fundamental do Meio-Oeste
Estamos presenciando mudanças no meio ambiente e muitas destas são decorrentes das nossas ações diárias. A exemplo citam-se o consumo e, muitas vezes, o desperdício de água nas instalações hidrossanitárias em nossas residências, a falta de coleta e tratamento de esgoto na cidade de Videira e, ainda a falta da cultura de separação adequada dos […]
Publicado em 07/04/2017
Por Unoesc
Estamos presenciando mudanças no meio ambiente e muitas destas são decorrentes das nossas ações diárias. A exemplo citam-se o consumo e, muitas vezes, o desperdício de água nas instalações hidrossanitárias em nossas residências, a falta de coleta e tratamento de esgoto na cidade de Videira e, ainda a falta da cultura de separação adequada dos resíduos sólidos (popularmente chamado de lixo) em nossas casas, para a posterior coleta seletiva do Programa SE-PA-RA.
— Neste contexto é urgente, propício e necessário que ações efetivas sejam desenvolvidas com toda a comunidade para a educação ambiental. Esta é a proposta do Projeto de Extensão que está sendo desenvolvido pelo curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Comitê do Rio do Peixe e GERED Videira — reitera a professora Maria Marta Verônica Buss, coordenadora do programa.
O Módulo I — Energias Sustentáveis — já foi finalizado, e no dia 21 de março, a turma 2, do 6° ano da Escola de Educação Básica Maura de Senna Pereira de Pinheiro Preto esteve na Unoesc Videira para participar desta primeira etapa. Já no dia 28, foi a vez dos alunos do ao 6° ano da Escola de Educação Básica Esther Crema Marmentini comparecer à aula que foi ministrada pelo Prof. Me. Andrei Goldbach no Laboratório de Eletrotécnica.
O professor Andrei explica que o objetivo do encontro foi proporcionar aos alunos um entendimento prático de como funciona a energia elétrica e, de como podemos produzi-la de forma sustentável minimizando os impactos ambientais, utilizando os recursos naturais, sem agredir o meio ambiente e, desta forma, garantir a sobrevivência das próximas gerações.
O módulo II será sobre Gestão Ambiental, ministrado pela professora Vanessa Wegner Agostini, em que serão abordados assuntos correlatos ao desenvolvimento sustentável e a importância da gestão ambiental em atividades e projetos relacionadas com os elementos do meio ambiente (águas, solo e ar). A professora Marta aponta que muito tem se falado de desenvolvimento sustentável e, este foi definido na Conferência Rio+10, realizada em Johannesburgo, na África do Sul, em 2002, como o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.