Unoesc fortalece relacionamento com a comunidade durante a ExpoFemi 2026
Publicado em 11/03/2026
Por Imprensa Xanxerê
A Unoesc participou da ExpoFemi 2026, realizada em Xanxerê entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março, apresentando ao público suas oportunidades de formação, projetos e a atuação comunitária que caracteriza a Instituição. Durante os dias de feira, o estande da Universidade recebeu grande fluxo de visitantes interessados em conhecer os cursos, as iniciativas acadêmicas e a estrutura que prepara profissionais para diferentes áreas do mercado.
Com uma comunicação visual inspirada no tema “Minha melhor escolha”, a Unoesc destacou a experiência real de seus estudantes. Um dos elementos mais atrativos do espaço foi o painel de fotos com estudantes da própria Instituição, que já optaram pelos cursos da Universidade. A ação despertou curiosidade e gerou intensa interação entre os visitantes, que se identificaram com as histórias apresentadas e aproveitaram o momento para registrar fotos e conhecer mais sobre as possibilidades de formação oferecidas.
Além da divulgação institucional, o estande da Unoesc também se consolidou como ponto de encontro durante a feira. Ao longo da programação, a Universidade recebeu dirigentes institucionais, lideranças políticas e empresariais e representantes da comunidade regional, fortalecendo vínculos e dialogando sobre o desenvolvimento educacional e social do Oeste catarinense.
A programação também contou com atividades culturais e literárias que ampliaram a interação com o público. Entre os momentos culturais, destacou-se a apresentação do Coral da Unoesc Xanxerê, que emocionou os visitantes com um repertório preparado especialmente para o evento. No campo literário, a Universidade promoveu uma conversa com a escritora do livro “Leitura e Cárcere – (entre)linhas e grades, o leitor preso e a remissão da pena”, abordando a importância da leitura como instrumento de transformação social. O público também acompanhou um momento literário com as coautoras da obra “ELA – infinito movimento”, que compartilharam reflexões sobre o processo criativo e as temáticas presentes no livro.
Entre as presenças registradas esteve a do magnífico reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco, que prestigiou o evento. A feira também contou com a visita de diversas autoridades políticas e empresariais, entre elas o Senhor Doílio Moschetta, que foi prefeito de Xanxerê no período em que ocorreu a implantação da Unoesc no município. Doílio teve participação decisiva no processo que viabilizou a criação da então Fundação Educacional dos Municípios do Alto Irani (Femai) que abrigou o campus da Unoesc em Xanxerê, iniciativa que ampliou o acesso ao ensino superior na região e contribuiu para o desenvolvimento local. Hoje, o campus está consolidado e figura entre os maiores campi da Unoesc.
A participação na ExpoFemi reafirma o compromisso da Unoesc com a comunidade regional, aproximando a Universidade do público e evidenciando seu papel na formação de profissionais e na promoção do conhecimento.











