Página inicial O que acontece Unoesc entrega casinhas sustentáveis para acolhimento de animais em parceria com a Prefeitura de Xanxerê
Notícia Extensão Sustentabilidade Xanxerê

Unoesc entrega casinhas sustentáveis para acolhimento de animais em parceria com a Prefeitura de Xanxerê


A Unoesc Xanxerê, por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo, realizou a entrega oficial de casinhas sustentáveis para a “Vila dos Cães”, espaço mantido pela Prefeitura para o acolhimento de animais em situação de vulnerabilidade. A ação é resultado de um projeto de extensão universitária desenvolvido no âmbito dos programas Atividade Prática de Extensão (Apex) e Prática Profissional e Inserção Comunitária, integrando teoria e prática a partir de uma proposta voltada à proteção animal e ao desenvolvimento sustentável, sugerida pela coordenadora do curso de Direito da Unoesc Xanxerê e vereadora, professora Fernanda Oliveira.

As estruturas foram entregues ao médico veterinário João Ricardo Dacroce Bortoli e ao estagiário e estudante do curso de Medicina Veterinária, Murilo Da Cas, responsáveis pelo cuidado diário dos animais acolhidos pelo município. O projeto surgiu no início da atual gestão, por meio de uma parceria entre a Universidade e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com articulação do coordenador dos cursos de Arquitetura e Design da Unoesc, professor Anderson Saccol Ferreira, e do então secretário da pasta, Carlo Antunes.

Participaram da iniciativa estudantes da primeira, quinta e sétima fases do curso, vinculados à disciplina de “Prática de Extensão Comunitária I”. A proposta pedagógica envolveu múltiplas frentes do conhecimento, como conforto térmico, sistemas construtivos sustentáveis, estruturas em madeira, projeto arquitetônico e desenho urbano. Todo o trabalho foi guiado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente os ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 15 (Vida Terrestre), resultando em abrigos funcionalmente eficientes, ambientalmente responsáveis e adequados ao contexto urbano de Xanxerê.

— Esta ação concretiza uma arquitetura que dialoga com a comunidade e responde a uma demanda real do município. Mais do que construir abrigos, os estudantes vivenciaram todas as etapas do processo projetual: diagnóstico, concepção, execução e avaliação. Essa experiência estimula a sensibilidade social e a consciência ambiental e reforça a função pública da Universidade — destacou o professor Anderson.

A vereadora Fernanda Oliveira, reconhecida pela atuação em defesa da causa animal, participou do ato de entrega das casinhas. Para ela, a iniciativa é exemplo de cidadania ativa e de como a cooperação entre instituições pode transformar realidades.

— Ver a Universidade envolvida de forma ativa em projetos de extensão que tocam diretamente a vida da nossa comunidade é inspirador. As casinhas são um gesto concreto de cuidado, mas representam também um avanço no entendimento de que políticas públicas devem ser construídas com a participação de todos — afirmou a vereadora.

A proposta reafirma o papel da Universidade como agente de transformação social. Ao conectar o ensino à extensão e à gestão pública, a Unoesc fortalece seu compromisso com o desenvolvimento regional, com a formação cidadã de seus estudantes e com a construção de soluções arquitetônicas que respeitam o meio ambiente e os seres que dele fazem parte.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.