Unoesc e Prefeitura de São Miguel debatem nova avaliação escolar
Hoje pela manhã, professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de São Miguel do Oeste, estiveram reunidas no auditório da Unoesc, para debater a avaliação como instrumento de construção da criança. A capacitação reunirá, ainda nesta semana, profissionais do Ensino Fundamental. Ao todo, a Unoesc capacitará 380 professores e funcionários da Educação que […]
Publicado em 30/05/2011
Por
Hoje pela manhã, professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de São Miguel do Oeste, estiveram reunidas no auditório da Unoesc, para debater a avaliação como instrumento de construção da criança. A capacitação reunirá, ainda nesta semana, profissionais do Ensino Fundamental. Ao todo, a Unoesc capacitará 380 professores e funcionários da Educação que atendem a 3.148 crianças e adolescentes de 6 meses a 14 anos de idade, em 22 unidades escolares.
“Essa questão visa superar alguns mitos. A ideia é construir uma proposta de avaliação mediadora, onde percebamos a evolução, desenvolvimento do aluno e a própria ação do professor”, destaca a coordenadora do Curso de Pedagogia do campus, professora Giovana Di Domenico Silva.
A diretora municipal de Ensino, professora Sandra Bataglin Dalla Costa, destaca que este é um processo que vem sendo construído, com a Unoesc, desde 2009, possibilitando repensar as práticas pedagógicas. “Percebemos que, de modo geral, o entendimento que os pais têm faz com que as crianças percam várias oportunidades de desenvolvimento. Muitas vezes, esse relacionamento não está consolidado entre a família e a escola. Queremos fortalecer esse vínculo. Não queremos que os pais vejam o espaço da Educação Infantil apenas para deixar as crianças, mas que é um espaço que vai além de cuidar, já se evoluiu para educar, no entanto, precisamos ter parceria escola e família”, enfatizou.
Sandra esclarece, ainda, que a nova forma de avaliar é uma das primeiras ações em que os pais começarão a ter esse acesso, por meio de um relatório repassado pelo professor. “Quando os pais sabem aquilo que é trabalhado na escola e o professor sabe da parceria que vai ter em casa, para com as atividades favoráveis ao desenvolvimento da criança, facilita a aprendizagem, a construção pessoal, social e intelectual da vida do educando. Esse é um processo de avaliação formativa e mediadora”, finaliza.
A avaliação
Esse novo processo será construído e apresentado por meio de instrumentos de avaliação, que terão como base os portfólios (registros). Esses instrumentos trarão uma descrição biográfica da criança, situando de fato a construção dela no processo de aprendizagem, os avanços que ela teve, com registro de atividades, fotografias e a possibilidade de os pais emitirem seus pareceres nesse processo de aprendizagem.
“Estamos preocupados com isso porque a avaliação faz parte do processo de educação, e precisamos avaliar esse processo, vendo novas perspectivas para estar valorizando esse aluno e que a avaliação não seja uma punição, mas um instrumento que essa criança ou adolescente possa evoluir”, disse a professora Arlete Mittmann, que faz parte da coordenação de Educação Infantil.
“É importante, porque nisso está envolvido todo um desenvolvimento integral da criança. Diferente do que os pais vêem hoje, precisamos mostrar que a avaliação precisa ter outro sentido”, ressalta a auxiliar de escola, Jacilde Prior.
A professora Daliene Martini destaca que esse processo de repensar a avaliação é construtivo. “Nós tomamos um susto, longo de início, sobre algo que venha modificar, a mudar a forma que já trabalhamos. Vejo como construtivo esse processo para entender melhor como avaliar nossos alunos. A maior dificuldade é como colocar no papel a avaliação. No dia-a-dia, conseguimos avaliar bem a criança. O problema é na hora de escrever, de como o pai vai entender o que foi colocado, pois ele pode interpretar de outra forma. Muitos pais acabam só se preocupando com a vaga e passam apenas uma informação de como a criança é em casa, mas na creche percebemos que há diferença. Sabemos que, nesse contexto, é grande a responsabilidade de estar escrevendo sobre uma criança”, explica.
Giovana complementa, ainda, que a avaliação é um elemento para situar a família e a comunidade para as práticas de desenvolvimento da escola. Nessa nova proposta a avaliação também observará o aluno em sua singularidade. “Esse instrumento refletirá as conquistas da criança e permitirá que o professor planeje as situações de aprendizagem no contexto da educação infantil, visualizando novas conquistas para as crianças”, finaliza.