Página inicial O que acontece Unoesc desenvolve Plano Diretor Municipal de Pinhalzinho
Notícia Inserção Social Chapecó Pinhalzinho

Unoesc desenvolve Plano Diretor Municipal de Pinhalzinho


No dia 30 de novembro de 2023, os professores da Unoesc Chapecó, Rógis Juarez Bernardy e Rejane Bolzan Lunkes, e demais membros da equipe técnica entregaram ao prefeito da cidade de Pinhalzinho, Mário Afonso Woitexem, e sua equipe de governo, a minuta do “Plano Diretor Municipal”, documento que foi elaborado por meio de uma parceria firmada no mês de agosto de 2022, em conformidade com o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01) e  visou atender às diretrizes do Estatuto da Cidade, em função do tamanho populacional do município e de pertencer à Região Metropolitana de Chapecó.

Todo o contrato foi gerenciado pelo Ponto.Zero, ambiente de multiuso da Unoesc, dinâmico e inovador, concebido para fomentar a inovação, o empreendedorismo e as novas dinâmicas de aprendizagem e atividades tecnológicas regionais. O trabalho, que durou 16 meses e envolveu diretamente sete profissionais, foi coordenado pela arquiteta e urbanista, Mestra em Administração, professora Rejane Bolzan Lunkes, e pelo professor Doutor Rógis Juarez Bernardy, do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Unoesc, além de demais professores e profissionais diplomados da Instituição. O processo metodológico foi centrado em uma ampla coleta de dados, no âmbito de legislações federais, estaduais e do próprio município; um diagnóstico técnico que incluiu um denso e sistemático levantamento urbano, lote a lote, inclusive com o uso de drone, e reuniões comunitárias, além de uma audiência pública, na fase final da elaboração do “Plano Diretor Municipal”.

O “Plano Diretor Municipal” representa muito mais do que as normas que regulam o uso do solo urbano e municipal, pois pode ser utilizado como catalisador de políticas de desenvolvimento, pelos gestores públicos, além de apresentar diretrizes para a área urbana consolidada, prever a área de expansão urbana futura, localização das atividades econômicas, evitando os conflitos no interior da cidade, as áreas de preservação ambiental, definição do novo perímetro urbano, entre outros.

— Esta modalidade de atividade tecnológica é muito interessante, pois vincula os aprendizados vistos durante a formação do Stricto Sensu, com a realidade regional, cristalizando o papel da Unoesc como agente ativa na promoção do desenvolvimento regional e local — destacou o professor Doutor Rógis Juarez Bernardy.

 

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.