Unoesc define metas em Programa de Iniciação à Docência
O Programa de iniciação à Docência (Pibid), articulado entre a Unoesc de São Miguel do Oeste e o Sistema Público de Ensino, traçou as metas para este ano em reunião que aconteceu no último dia 20 de março. O encontro, com o intuito de elencar metas para o primeiro semestre de 2012, reuniu professoras, bolsistas […]
Publicado em 27/03/2012
Por Unoesc
O Programa de iniciação à Docência (Pibid), articulado entre a Unoesc de São Miguel do Oeste e o Sistema Público de Ensino, traçou as metas para este ano em reunião que aconteceu no último dia 20 de março. O encontro, com o intuito de elencar metas para o primeiro semestre de 2012, reuniu professoras, bolsistas e acadêmicas do curso de Pedagogia da Unoesc. Na oportunidade, foram debatidas questões relacionadas ao número de turmas e de alunos, o envolvimento dos acadêmicos no Programa e a organização dos trabalhos nas unidades participantes.
O Programa Iniciação à Docência envolve duas escolas de São Miguel do Oeste, duas de Maravilha, 20 acadêmicas bolsistas do Curso de Pedagogia e quatro supervisoras dos dois municípios. Segundo a coordenadora do Programa, professora Dilva Bertoldi Benvenutti, entre os principais objetivos do Pibid destacam-se os voltados para a formação de professores, qualificação das ações acadêmicas e fortalecimento da escola pública como local de formação.
– Promovendo, assim, a tão necessária articulação entre Escola e Universidade – destaca Dilva.
A coordenadora ressalta também que entre as metas está o diagnóstico da Escola de Educação Básica Infantil e Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek de Oliveira e da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Marechal Arthur da Costa e Silva, de São Miguel do Oeste.
Programa
O Programa de Iniciação à Docência contempla, hoje, em torno de 400 alunos das Séries Iniciais, das quatro escolas municipais de São Miguel do Oeste e Maravilha. De acordo com a coordenadora Dilva:
– As bolsistas envolvidas no Programa são remuneradas e, além de aprenderem com professores mais experientes, contribuem com conhecimentos obtidos na vida acadêmica, possibilitando o desenvolvimento do processo pedagógico e da pesquisa.
Segundo a coordenadora, o Pibid será tema de seminário, quando serão apresentados os resultados obtidos desde o inicio do projeto até o momento, no dia 26 de abril, na Unoesc Campus de Xanxerê.