Unoesc Chapecó recebe psicólogos para discutir sobre depressão
O curso de Psicologia da Unoesc Chapecó promoveu, na última quinta-feira, o Café Palestra para receber os profissionais da área. O palestrante do encontro foi o psicólogo perito da Perícia Médica do Estado de Santa Catarina em Chapecó, Ernesto Lima, que abordou o tema “A depressão como fator de afastamento do trabalho”. De acordo com […]
Publicado em 01/05/2012
Por Unoesc
O curso de Psicologia da Unoesc Chapecó promoveu, na última quinta-feira, o Café Palestra para receber os profissionais da área. O palestrante do encontro foi o psicólogo perito da Perícia Médica do Estado de Santa Catarina em Chapecó, Ernesto Lima, que abordou o tema “A depressão como fator de afastamento do trabalho”.
De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia, professora Sayonara Teston, cada momento histórico produz doenças características que são um reflexo da interação das subjetividades com o meio sócio-cultural, político e econômico.
– Um dos quadros clínicos mais evidentes na contemporaneidade é a depressão, quer seja através de estudos epidemiológicos, levantamentos de causas de afastamento do ambiente de trabalho ou ainda do discurso do público leigo -, explica a professora.
Lima apresentou dados estatísticos sobre os afastamentos do trabalho entre os servidores do Estado que evidenciam que cerca de um 1/3 desses trabalhadores são afastados por causa da depressão e, consequentemente, o maior custo para o Estado está também está relacionado a este tipo de doença.
O palestrante possibilitou uma reflexão entre os psicólogos sobre os sintomas gerais e associados que podem evidenciar uma pessoa depressiva. Segundo Lima, pesquisas revelam que entre 15 e 20% da população mundial já sofreu, em algum momento da vida, de depressão.
– A maior incidência está entre as mulheres. Talvez seja pela maior facilidade que elas têm de expressar seus sentimentos. Os homens adoecem calados, muitas vezes – , explicou o palestrante.
O café palestra é uma atividade de extensão, organizada pelos cursos de graduação da Unoesc Chapecó, com o objetivo de realizar integração entre empresários, acadêmicos e profissionais. O próximo encontro será do curso de Sistemas de Informação.