Página inicial O que acontece Unoesc Chapecó promove oficina de redação para a imprensa
Graduação Chapecó

Unoesc Chapecó promove oficina de redação para a imprensa

O primeiro curso de especialização em JORNALISMO ECONÔMICO com ênfase em agronegócio de Santa Catarina será lançado neste sábado, às 07h30 horas, em café da manhã promovido pela Unoesc, Associação Catarinense de Imprensa e MB Comunicação, na cantina da Acic/Cesec, em Chapecó. Logo em seguida inicia a OFICINA DE REDAÇÃO E APURAÇÃO JORNALÍSTICA ministrada pelo […]


O primeiro curso de especialização em JORNALISMO ECONÔMICO com ênfase em agronegócio de Santa Catarina será lançado neste sábado, às 07h30 horas, em café da manhã promovido pela Unoesc, Associação Catarinense de Imprensa e MB Comunicação, na cantina da Acic/Cesec, em Chapecó.

Logo em seguida inicia a OFICINA DE REDAÇÃO E APURAÇÃO JORNALÍSTICA ministrada pelo editor e professor Eugênio Esber, com duração de oito horas. A oficina, totalmente gratuita, é destinada aos profissionais de comunicação que trabalham nas redações de jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão, agencias de notícias, sites e portais de informação, bem como em assessorias de imprensa de instituições e empresas.

PÓS-GRADUAÇÃO
          
O diretor da Unoesc, professor Eliandro Gustavo Bortoluzzi, realça que os conteúdos do curso de PÓS-GRADUAÇÃO foram definidos com o intuito de dar aos profissionais que atuam nas áreas de comunicação maior capacidade de entender e interpretar os fatos econômicos, aptidão para relacionar os fenômenos econômicos; melhor capacidade de interlocução externa, especialmente com jornalistas especializados dos principais veículos e melhor condição para interlocução interna com as principais fontes/dirigentes cooperativistas, a quem prestam assessoramento.

O programa da PÓS-GRADUAÇÃO focalizará os indicadores antecedentes e o agronegócio; PIB: o que significa, em verdade (equívocos no uso desta estatística, “buracos negros” do PIB, o agribusiness e o PIB); a informação econômica: o jeito correto de interpretá-la; o cooperativismo e os conceitos/ferramentas de gestão que estão em voga no ambiente corporativo; elementos de política monetária e cambial (inflação, juros, crescimento, câmbio, o papel do Banco Central e seus principais instrumentos de ação) e contas externas, incluindo câmbio, saldos comerciais, balanço de pagamentos, reservas, investimentos estrangeiros diretos, ataques especulativos, risco-país, divida externa e interna, o papel do FMI.

O programa também contempla abordagens sobre elementos de política industrial e o cooperativismo; euro, dólar e outras moedas (o cenário internacional); as principais escolas econômicas e o desafio brasileiro; o desempenho das empresas (cifras, números e confusões); o comércio internacional (a diplomacia comercial brasileira ante os principais blocos); um olhar sobre o protecionismo e o jogo de interesses entre os principais players do comércio internacional e mercado de capitais e o novo padrão de financiamento das companhias.

Marcos A. Bedin
Registro jornalista profissional MTb SC-00085-JP
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.