Unoesc apresenta Universidade da Melhor Idade no Legislativo Municipal
Na tarde de 15 Abril, estiveram participando da sessão ordinária do Poder Legislativo de Chapecó, o vice-reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) – Campus Chapecó, Ricardo Antonio de Marco; o Diretor de Graduação, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Celso Paulo Costa; e a Coordenadora da Universidade da Melhor Idade Chapecó, Sandra Maria Toffolo. Atendendo […]
Publicado em 22/04/2019
Por
Na tarde de 15 Abril, estiveram participando da sessão ordinária do Poder Legislativo de Chapecó, o vice-reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) – Campus Chapecó, Ricardo Antonio de Marco; o Diretor de Graduação, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Celso Paulo Costa; e a Coordenadora da Universidade da Melhor Idade Chapecó, Sandra Maria Toffolo.
Atendendo ao requerimento proposto pelo vereador Cleiton Fossá (MDB), os convidados explanaram a respeito da Universidade da Melhor Idade de Chapecó (UMIC), a qual trata-se de um projeto de referência, reconhecido nacional e internacionalmente.
Segundo a Coordenadora Sandra Maria Toffolo, os objetivos da Universidade são de promover a troca de aprendizados e vivências, proporcionar a convivência biopsicossocial, saúde e qualidade de vida, cidadania, cultura, esporte e lazer.
— Por meio deste projeto, buscamos beneficiar a população idosa do município, que deseja dar continuidade à sua formação acadêmica — destaca Sandra.
Sandra explicou também, que na Universidade o idoso passa por uma reciclagem do conhecimento, aprende sobre temas atuais que faz ter uma vida mais feliz com a família, amigos e com a sociedade.
— A importância da instituição se reflete dentro e fora da Universidade, se efetivando na valorização do idoso que, pelos componentes curriculares ofertados, terão informações para o dia a dia, nas mais diversas áreas, seja pela participação em pesquisas, publicações, atividades vinculadas aos cursos de graduação e mestrados — explica.
Para o vice-reitor Professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, a Unoesc por meio da UMIC cumpre com o papel da responsabilidade social, promovendo a cidadania.
— O projeto traz o viés de empoderamento e emancipação, dentro da capacidade de cada um, constituindo-se em si, programas de elevado compromisso social — encerra De Marco.
Ao final da explanação, o vereador Cleiton Fossá realizou a entrega da Moção de Reconhecimento e Aplausos à Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus Chapecó, pelos relevantes serviços prestados à comunidade, por meio do Projeto Universidade da Melhor Idade de Chapecó – UMIC.
Para participar da UMIC, o interessado deve entrar em contato com a Unoesc pelo pelo telefone (49) 3319-2672 e deverá preencher alguns requisitos, como ter idade igual ou superior a sessenta (60) anos, saber ler e escrever e residir em Chapecó.
*Texto adaptado Câmara Municipal de Chapecó