Unoesc apoia espetáculo Cirandar e fortalece o acesso à cultura popular
Publicado em 05/05/2025
Por Imprensa São Miguel d'Oeste
A Unoesc São Miguel do Oeste, por meio do Programa Cultiva e da Prefeitura Municipal, é parceira na realização do espetáculo Cirandar, apresentado no Centro Cultural da Universidade. A atividade contemplou sessões nesta terça e quarta-feira, dias 29 e 30 de abril, reunindo cerca de 1.800 espectadores, entre estudantes da rede municipal de ensino e participantes da Universidade da Terceira Idade (Univida), da Unoesc.
A iniciativa é promovida pela empresa CataVento, de Pinhalzinho, com financiamento do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina. Com circulação em sete cidades catarinenses e um total de 20 apresentações, o espetáculo valoriza cantigas tradicionais brasileiras por meio da linguagem da dança-teatro, promovendo a socialização, a memória coletiva e o resgate da cultura popular.
A diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, professora Eliandra Mirlei Rossi, enfatiza que o apoio da Universidade a ações culturais reforça seu compromisso com a formação integral e com o fortalecimento da identidade regional.
— A Unoesc reconhece a arte como uma potente ferramenta de transformação social e formação integral do ser humano. Apoiar iniciativas como o espetáculo Cirandar está em sintonia com as diretrizes do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ao promover o acesso democrático à cultura, à inclusão social e à articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Ao incentivar vivências artísticas que envolvem públicos de diferentes faixas etárias, reafirmamos nosso compromisso com a formação cidadã e o desenvolvimento regional — reforça Eliandra.





