Unoesc amplia cooperação acadêmica internacional com projeto de Inteligência Artificial na Argentina
Publicado em 06/03/2025
Por Imprensa Unoesc

A Unoesc fortaleceu sua atuação internacional por meio de uma nova parceria acadêmica com a Universidad de la Cuenca del Plata (UCP), na Argentina. O projeto “Regulação e Aplicação da Inteligência Artificial no Direito Argentino”, recentemente aprovado pela UCP, será liderado pelo Doutor Vinícius Almada Mozetič, professor da Unoesc e do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito, que assume a posição de diretor da pesquisa na Argentina.
O projeto representa um avanço significativo no campo do Direito e da Inteligência Artificial (IA), consolidando diretrizes para a regulamentação da IA no ambiente jurídico argentino. A iniciativa reforça a cooperação acadêmica internacional e demonstra o impacto das pesquisas desenvolvidas na Unoesc, que agora se estendem para um contexto global, promovendo o intercâmbio de conhecimento e a inovação jurídica entre Brasil e Argentina.
Além de fortalecer os laços entre as instituições, essa parceria contribui para o processo de internacionalização da Unoesc, ampliando a inserção da Universidade em redes acadêmicas globais.
— A colaboração com a UCP, instituição que mantém convênio com nossa Universidade, possibilita não apenas a troca de expertise entre pesquisadores, mas também abre novas oportunidades para futuras cooperações e projetos conjuntos. Isso reflete em visibilidade para nossa Universidade e boas oportunidades para nossos estudantes — destacou a coordenadora de Relações Internacionais da Unoesc, professora Nicole Stivaletta.
A submissão do projeto e sua aprovação na UCP consolidam, de forma prática, o impacto das pesquisas desenvolvidas na Unoesc e sua aplicabilidade em cenários internacionais.
— Esse movimento reafirma o compromisso da Universidade com a inovação e o desenvolvimento científico, preparando seus pesquisadores para os desafios contemporâneos da interseção entre tecnologia e Direito — destacou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider.