Página inicial O que acontece Universidade da Melhor Idade de Xanxerê celebra formatura marcada por emoção, histórias e superação
Notícia Extensão Graduação Xanxerê

Universidade da Melhor Idade de Xanxerê celebra formatura marcada por emoção, histórias e superação


No sábado (17), o anfiteatro da Unoesc Xanxerê foi palco de uma emocionante cerimônia de certificação dos concluintes da quinta turma do curso de Extensão da Universidade da Melhor Idade (Univida). A solenidade reuniu autoridades, familiares, professores e os formandos que, após 18 meses de convivência, aprendizado e afeto, celebraram não apenas o fim de um curso, mas o recomeço de uma nova etapa da vida.

O curso, iniciado em outubro de 2023, foi marcado por uma programação diversificada que incluiu aulas teóricas, oficinas, passeios culturais e muitas vivências enriquecedoras.

O orador da turma, escolhido pelos colegas para representá-los na cerimônia, traduziu com emoção a experiência coletiva. Durante seu discurso, ele destacou a importância da iniciativa para a valorização da maturidade e o fortalecimento dos vínculos comunitários.

— Viemos em busca de conhecimento para a vida, para compreender melhor a caminhada universitária dos nossos filhos e netos, para fazer amigos e viver novas experiências. Tivemos momentos lindos de amizade, de emoção, de muitas risadas e, claro, os tradicionais lanches das quartas-feiras, sempre deliciosos — comentou o orador.

A cerimônia também foi marcada pela homenagem à senhora Catarina Zacaron, exaltada como exemplo de perseverança e comprometimento que, mesmo com suas limitações, não perdeu quase nenhuma aula e foi uma inspiração para todos os colegas.

A paraninfa da turma, professora Leonora Vidal Spiller, destacou em seu discurso o valor da escolha de continuar aprendendo.

— Essas pessoas mostraram que o desejo de aprender é uma chama que não se apaga com o tempo. O que vivemos hoje é a concretização de um sonho coletivo: mostrar que o saber transforma, abre portas e não tem idade. Seus relatos, suas vivências, seus olhares sobre a vida enriqueceram cada momento do curso. A Universidade é, sim, lugar para quem tem sede de aprender, independentemente da idade — declarou Leonora.

A cerimônia foi encerrada com muita alegria, aplausos calorosos e um sentimento coletivo de realização. Mais do que um curso de extensão, a Univida se consolida como um espaço de valorização da experiência, construção de vínculos e inspiração para toda a comunidade.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.