“Trote Solidário” na recepção dos calouros do Curso de Psicologia
O curso de Psicologia da Unoec/SMO proporcionou um trote diferente neste início de semestre, nos dias primeiro e dois deste mês, a integração entre a primeira e a terceira fases se deu interagindo com a comunidade por meio do desenvolvimento de uma campanha de conscientização para um trânsito seguro e gravidez na adolescência. A programação […]
Publicado em 08/03/2012
Por Unoesc
O curso de Psicologia da Unoec/SMO proporcionou um trote diferente neste início de semestre, nos dias primeiro e dois deste mês, a integração entre a primeira e a terceira fases se deu interagindo com a comunidade por meio do desenvolvimento de uma campanha de conscientização para um trânsito seguro e gravidez na adolescência.
A programação foi desenvolvida pela coordenação do curso em conjunto com professores que decidiram trabalhar a conscientização de dois temas com a comunidade: “Gravidez na Adolescência” que está se tornando causa de preocupação na saúde pública e “Bebida, Velocidade e Trânsito não Combinam”.
A atividade foi desenvolvida em conjunto com a Pós-Graduação em Psicologia do Trânsito e o 11º Batalhão da Polícia Militar de SMO. O “Trote Solidário” em forma de blitz de trânsito aconteceu nas ruas Almirante Tamandaré e Santos Dumont, no calçadão, centro de São Miguel do Oeste, com material explicativo e fornecendo informações sobre trânsito seguro, os acadêmicos abordavam os motoristas para uma conversa sobre cuidados e precauções para um trânsito seguro.
“Trote Solidário” na prática
As atividades contaram com a participação de 82 acadêmicos do turno matutino do curso, com o propósito de dar forma à campanha de conscientização no trânsito, procurando mostrar as maneiras de prevenção. Os acadêmicos puderam, com o apoio da segurança feita pela Polícia Militar, realizar a entrega de materiais explicativos sobre prevenção no trânsito para os condutores de carros e motos que trafegavam no local.
Segundo a acadêmica Grazieli Rossa, alguns motoristas, ao ver a movimentação dos acadêmicos e a presença dos policiais, mudavam o comportamento, evitando falar ao celular e procurando usar o cinto de segurança.
— Foi visível a mudança de postura diante da atividade por parte dos motoristas que ali passavam — avalia a acadêmica, destacando que a conscientização é fundamental para evitar estresse e provocar acidentes.
Mobilização nas escolas
O “Trote Solidário” foi desenvolvido também nas escolas públicas. O trabalho dos acadêmicos foi com os colégios Marechal Arthur da Costa e Silva e o colégio São João Batista, nos bairros Salete e Agostini. Na oportunidade aconteceu uma conversa com os alunos da 6ª, 7ª e 8ª séries, além dos alunos do Ensino Médio, sobre questões relacionadas à gravidez na adolescência, esclarecendo e explicando dúvidas sobre o tema.
Para a professora, coordenadora do Serviço de Atendimento Psicológico, SAP, Verena Agustin Hoch, o “Trote Solidário” trouxe maior interação entre as turmas que participaram, além disso, a responsabilidade social dos psicólogos foi trabalhada na comunidade com duas temáticas bastante debatidas hoje e que carecem de conscientização.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Lisandra Antunes de Oliveira, os acadêmicos receberam orientações antes de sair a campo, foram preparados para estar e trabalhar com a comunidade, tanto a escolar, como nas ruas. Para Lisandra, o trabalho realizado além de ajudar a sociedade na conscientização das temáticas, contribuiu para que o curso de Psicologia demonstrasse o seu valor na sociedade.