Tribunal de Justiça e Unoesc implantam Cejusc em Videira
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Unoesc realizaram na quinta-feira 27 de abril, em Videira, a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que funcionará no núcleo de Prática Jurídica da Unoesc, próximo ao fórum da Comarca. Estiveram participando do ato de implantação, os juízes Frederico Andrade Siegel e Rafael […]
Publicado em 28/04/2017
Por Unoesc
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Unoesc realizaram na quinta-feira 27 de abril, em Videira, a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que funcionará no núcleo de Prática Jurídica da Unoesc, próximo ao fórum da Comarca. Estiveram participando do ato de implantação, os juízes Frederico Andrade Siegel e Rafael Sardá, o vice-reitor da Unoesc Videira Ildo Fabris, o coordenador do curso de Direito Ricardo Emilo Zart, advogados do núcleo de prática jurídica, professores e outros profissionais da área convidados.
O Cejusc, segundo o juiz e diretor do fórum da comarca de Videira, Frederico Andrade Siegel, prestará serviço público às pessoas que estão envolvidas em algum tipo de conflito para que, de maneira consensual, supervisionada por uma pessoa qualificada, possam resolver o problema e depois do acordo firmado, a justiça apenas homologará o que ficou decidido, sem custo algum as partes envolvidas.
”É um serviço público à disposição da comunidade que passamos a oferecer aqui na comarca, em conjunto com a Unoesc. Qualquer pessoa independente da classe social, que precise do judiciário para resolver algum conflito, seja ele da natureza que for, pode procurar o Cejusc, que terão profissionais atendendo de forma gratuita, buscando ali mesmo, um acordo entre as partes” — afirma o magistrado.
Para o juiz Rafael Sardá, o Cejusc é um braço do judiciário facilitador do trabalho no fórum, que a comarca de Videira já estava necessitando há bastante tempo.
”Cada acordo que for resolvido aqui, de maneira célere, não terá o tempo do processo que muitas vezes é demorado por conta da quantidade de casos que tramitam na justiça. Cada caso resolvido no Cejusc é um processo a menos para resolver no fórum”, afirma.
Já o professor e vice-reitor de campus Ildo Fabris aponta que essa parceria veio para reforçar aquilo que a Unoesc projeta para ampliar a prestação de serviço destinado gratuitamente para comunidade.
”Tempos atrás, surgiu a ideia da instalação do Cejusc a pedido do próprio diretor do fórum ddoutor Frederico e, hoje, nós estamos oficialmente instalando e dando início às atividades através do curso de Direito que tem os profissionais competentes para atuar nessa área de mediação, contribuindo com a redução no número de processos judiciais e possíveis acordos que podem ser feitos pelos profissionais, professores e a coordenação do curso de Direito da Unoesc Videira”.
Labotório para o curso de Direito
Para o professor Ricardo Emilio Zart, coordenador do curso de Direito, o Cejusc, além de beneficiar a comunidade, servirá de laboratório para os acadêmicos, futuros operadores do Direito.
”A Unoesc abraça essa ideia justamente por saber da grande importância da conciliação, da resolução pacífica nesses conflitos. Será uma atuação diversa a do núcleo de prática jurídica, de atendimento aos casos em que há necessidade de interveniência do Poder Judiciário, mas com nova opção do Cejusc para aqueles que podem fazer conciliação sem a necessidade da intervenção direta do Poder Judiciário, apenas homologando desse acordo”—, finaliza o professor Ricardo.
Horário de Expediente
O horário de atendimento, conforme o diretor de Graduação da Unoesc Gilson Luiz Leidens, será no período da tarde, de segunda a sexta-feira. Gilson afirma que foi preparada uma sala junto ao núcleo de Prática Jurídica para prestar o atendimento à comunidade da melhor forma.