Trabalho interdisciplinar gera avanços em Ciência da Computação
Um trabalho interdisciplinar, desenvolvido no segundo semestre do ano passado, está gerando bons resultados, em termos de avanços do conhecimento, para acadêmicos do curso de Ciência da Computação, do Campus de Xanxerê. Naquela ocasião, os acadêmicos da então 6ª fase de Ciência da Computação desenvolveram uma atividade interdisciplinar envolvendo os componentes curriculares de Banco de […]
Publicado em 02/04/2012
Por Unoesc
Um trabalho interdisciplinar, desenvolvido no segundo semestre do ano passado, está gerando bons resultados, em termos de avanços do conhecimento, para acadêmicos do curso de Ciência da Computação, do Campus de Xanxerê.
Naquela ocasião, os acadêmicos da então 6ª fase de Ciência da Computação desenvolveram uma atividade interdisciplinar envolvendo os componentes curriculares de Banco de Dados, Engenharia de Softwares, Linguagens de Programação e Metodologia da Pesquisa.
– A proposta, que partia do componente de Metodologia da Pesquisa, era articular os componentes, através de um trabalho central, para que os acadêmicos aprofundassem seus estudos da fase – explica a professora Rosicler Felippi Puerari, uma das orientadoras da atividade.
Um dos temas que despertaram a atenção dos acadêmicos envolvia bovinocultura de leite. Então, os acadêmicos Jean Matheus Souto e Cristovão Schvaab resolveram criar um software, batizado de Bovini, desenvolvido com a tecnologia de Cloud Computing (em português, computação nas nuvens), para controle da produção leiteira.
“Mangas arregaçadas”
Nas férias escolares, quando a maioria dos acadêmicos está curtindo seu merecido descanso, Jean e Cristovao continuaram estudando, de forma autônoma, com o objetivo de aperfeiçoar o Bovini.
E o resultado, de acordo com a professora Rosicler, não poderia ser outro: o programa atingiu um nível muito bom de desenvolvimento.
– Primeiro, eles foram bem além da proposta original do trabalho interdisciplinar, principalmente em virtude de explorar uma tecnologia nova, pouca conhecida e utilizada regionalmente. Depois, eles implementaram várias modificações por iniciativa própria – o que demonstrou a capacidade empreendedora dos acadêmicos, mesmo sem terem estudado especificamente sobre isso – avalia a professora sobre o aprendizado de Jean e Cristovao.
Agora, o próximo passo é avançar ainda mais no aperfeiçoamento do Bovini, articulando-se inclusive com o curso de Medicina Veterinária, a partir de análise e sugestões de melhorias por parte de profissionais dessa área. Para isso, Jean e Cristovão estão tendo o auxílio do também colega de curso Natan Spricigo.
Ir além da sala de aula
Para Jean, a atividade interdisciplinar que gerou o Bovini possibilitou que eles colocassem em prática as ideias que os professores passaram teoricamente.
– Conseguimos torná-lo o mais viável possível. E isso envolveu três etapas: inicialmente, a parte descritiva; depois, a engenharia de software; por fim, a implantação – explica.
Cristovão, por sua vez, avalia que a atividade possibilitou ir além daquilo que aprenderam em sala de aula.
– Sou técnico agrícola e, com isso, procuramos integrar essa área com a computação. Buscamos suprir uma das necessidades de controle de quem trabalha com gado leiteiro. Nosso objetivo foi desburocratizar o trabalho dos produtores, facilitando que ele possa ser feito, em partes, por via digital – esclarece.
Cloud computing
A ideia básica do Cloud Computing é ter uma base de dados virtual, localizada em algum lugar da internet. Mais informações sobre Cloud Computing podem ser obtidas em www.blogdoecommerce.com.br/o-que-e-cloud-computing.
Já o software criado por Jean e Cristovão está disponível em: www.bovini.com.br.