Página inicial O que acontece Tese estuda sistema cooperativista de assentamento de Campos Novos
Graduação

Tese estuda sistema cooperativista de assentamento de Campos Novos

Doutorado foi realizado por professora da Unoesc em Universidade da Espanha Uma pesquisa sobre o sistema cooperativista do Assentamento 30 de Outubro em Campos Novos foi o tema da tese de doutorado defendida pela professora da Área das Ciências Aplicadas da Unoesc, Tânia Maria dos Santos Nodari, na universidade espanhola Pablo de Olavide de Sevilla. […]


Doutorado foi realizado por professora da Unoesc em Universidade da Espanha

Uma pesquisa sobre o sistema cooperativista do Assentamento 30 de Outubro em Campos Novos foi o tema da tese de doutorado defendida pela professora da Área das Ciências Aplicadas da Unoesc, Tânia Maria dos Santos Nodari, na universidade espanhola Pablo de Olavide de Sevilla.

O estudo teve como objetivo analisar o papel desempenhado pelas mulheres na Cooperativa Agropecuária 30 de Outubro onde se adotou a estrutura de cooperativismo no sistema coletivo, em que os membros da cooperativa partilham os meios de produção e o trabalho, toda a produção é dividida entre os membros e todos são proprietários dos meios de produção, como os bens existentes, por exemplo.

“A tese procurou identificar se as mulheres somente participam do trabalho produtivo ou também participam do planejamento e das decisões tomadas na CPA. Abordou aspectos sobre a organização social do assentamento, aspectos econômicos, sociopolíticos e de organização do trabalho, além de aspectos culturais. Contribui para a ampliar os conhecimentos científicos na área de mulheres e agricultura familiar, gênero e cooperativismo”, relata a Dra. Tânia Nodari.

A respeito dos resultados, Tânia diz que “a pesquisa revela que as mulheres atuam nos setores de produção – horta, leite, fruticultura – e também no planejamento e decisões da CPA, que inclusive teve uma presidente mulher”. Ela observa, no entanto, que o Movimento Sem Terra possui na sua estrutura o Setor de Gênero e a pesquisa mostrou que ainda existe um espaço a ser ocupado pelas mulheres apesar do avanço obtido por elas como participantes ativas do Movimento.

O Doutorado foi realizado na Universidade Pablo de Olavide de Sevilla, na Espanha. As disciplinas teóricas foram cursadas de forma presencial em 2003 e 2004. Já a pesquisa de campo foi iniciada em 2007 e 2008 e concluída em janeiro passado, após um intervalo de três anos nos trabalhos de investigação. A orientadora da tese foi a Dra. Rosalía Martinez, Vice-reitora de Participação Social da universidade estrangeira. O título de doutora emitido pela instituição espanhola deverá ser reconhecido em uma universidade brasileira.

A professora Tânia Nodari trabalha há 20 anos na Unoesc. Atualmente atua como coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação, em pesquisas e como docente nos cursos de Direito, Administração, Comércio Exterior, Ciências Contábeis e Gestão Comercial.

Nas fotografias, Tânia aparece com a orientadora da tese, Dra. Rosalía Martinez, e com os demais membros da banca examinadora.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.