Sinapse da Inovação seleciona projetos de alunos e egressos
Dos 16 projetos selecionados na região Oeste pelo Sinapse da Inovação Operação IV, sete foram propostos por estudantes ou egressos da Unoesc. Os projetos inovadores escolhidos para receber R$ 79 mil em dinheiro e em consultorias foram divulgados em janeiro. Ao todo, 100 projetos foram selecionados entre 1.226 inscritos. Os selecionados na região Oeste que […]
Publicado em 10/02/2014
Por
Dos 16 projetos selecionados na região Oeste pelo Sinapse da Inovação Operação IV, sete foram propostos por estudantes ou egressos da Unoesc. Os projetos inovadores escolhidos para receber R$ 79 mil em dinheiro e em consultorias foram divulgados em janeiro. Ao todo, 100 projetos foram selecionados entre 1.226 inscritos.
Os selecionados na região Oeste que mantêm vínculo com a Unoesc atualmente são Diego Gasparin Rorig, Ezequiel Douglas Wilbert e Severino Luiz De Dea. Diego é aluno do Curso de Sistemas de Informação da Unoesc Chapecó. Ezequiel é aluno do Mestrado Profissional em Administração, também oferecido em Chapecó, e professor da Área das Ciências Sociais Aplicadas da Unoesc Joaçaba. Já Severino Luiz De Dea é formado em Administração, tem pós-graduação em Auditoria, Perícia e Licenciamento na Gestão Ambiental, ambos pela Unoesc, e hoje tem um projeto pré-incubado na Universidade.
Os projetos de Diego e Ezequiel são voltados ao setor agroindustrial. O primeiro trata-se do desenvolvimento de um software para otimização do carregamento em contêineres. Já o segundo tem a parceria de uma ervateira de Catanduvas e é voltado ao desenvolvimento de uma bebida destilada a partir da erva-mate. O projeto inscrito por Severino, hoje pré-incubado na Unoesc Joaçaba, destina-se ao setor têxtil: a proposta é um reciclador, isto é, o um beneficiador de aparas de tecido que reaproveite essas sobras para a produção de estopa.
Outros quatro selecionados são egressos da Unoesc: Carlos Alberto Senczkowski é formado no Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet pela Unoesc Maravilha e está desenvolvendo um sensor de movimento para aumentar a precisão e o controle de movimentos das pessoas que possuem deficiência; Fábio Deniz Casagrande é formado em Educação Física pela Unoesc Videira e está criando uma máquina para reciclagem de resíduos sólidos da indústria de epóxi em nylon; Leandro Otávio Córdova Vieira também é egresso da Unoesc Videira, do Curso de Design, e está trabalhando no desenvolvimento de um software para monitoramento do carregamento, transporte e destinação final dos resíduos industriais; Paulo Augusto Bastian, que cursou especialização em Desenvolvimento de Software com Java na Unoesc Xanxerê, foi selecionado com o projeto de um sistema de recarga para produtos de limpeza.
O professor Michel Carlesso Ávila, responsável pelo Núcleo de Inovação Tecnológica, comemora o número de selecionados na região que em algum momento da sua formação passaram pela Unoesc. Segundo ele, conforme já ocorreu nas edições anteriores do Sinapse, a Universidade se dispõe a pré-incubar estes projetos, assim como aqueles propostos por pessoas que não têm nem tiveram ligação com a Instituição.
– Faz parte do nosso papel enquanto Universidade prestar o apoio necessário para o aperfeiçoamento e a transformação de boas ideias em inovações que contribuam para o desenvolvimento econômico, social e ambiental na região onde está inserida – diz o professor.
Sinapse da Inovação
O Sinpase da Inovação é um programa com abrangência estadual, promovido pelo Governo do Estado, Fapesc, Sebrae e Fundação CERTI. Desde o seu lançamento, em 2008, até a 3ª operação estadual, entre 2012 e 2013, levou à criação de 189 empresas, as quais geraram 600 novos empregos diretos e arrecadaram mais de R$ 5 milhões em impostos em 2012.
Na edição atual, pelo menos cinco mil pessoas receberam capacitação no decorrer do programa. Os vencedores desta operação ainda têm a necessidade de passar por pré-incubação e realizar uma série de capacitações.