Página inicial O que acontece Sinapse da Inovação: duas ideias selecionadas surgiram na Unoesc
Graduação

Sinapse da Inovação: duas ideias selecionadas surgiram na Unoesc

Duas ideias que surgiram a partir de pesquisas desenvolvidas por alunos e professores da Unoesc foram selecionadas no Sinapse da Inovação, programa promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fapesc e pelo Sebrae-SC que busca transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso. As ideias foram denominadas “Sistema para monitoramento fluvial” e “Copia e […]


Duas ideias que surgiram a partir de pesquisas desenvolvidas por alunos e professores da Unoesc foram selecionadas no Sinapse da Inovação, programa promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fapesc e pelo Sebrae-SC que busca transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso. As ideias foram denominadas “Sistema para monitoramento fluvial” e “Copia e Cola detectando Plágio na Web”.

“Sistema para monitoramento fluvial”

A primeira ideia foi inscrita pelos acadêmicos Bruno Ricardo Padilha, Everton Spuldaro e Gustavo Plattal, do Curso de Engenharia de Produção Mecânica do Campus de Joaçaba, e pelo professor Douglas Roberto Zaions, engenheiro mecânico mestre em Engenharia de Produção e doutorando em Engenharia Mecânica, tendo também a colaboração do engenheiro mecânico Ivo Montanha, professor do Instituto Federal de Educação (IFC) de Luzerna.

Consiste em um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) para monitoramento e detecção de áreas de risco de enchente. Conforme o estudante Bruno, o equipamento pode monitorar constantemente toda a área de um rio e transmitir imagens em tempo real, detectando possíveis aumentos na vazão da água, de modo a permitir à população e à Defesa Civil tempo de tomar atitudes preventivas em casos de possibilidades de enchente.

A ferramenta também pode ser utilizada com outras finalidades.

– A função principal dele é monitorar um rio, mas é possível implantar outros sistemas que realizem funções diferentes, como imagens aéreas de plantações ou áreas devastadas, imagens em eventos sociais com vistas à segurança pública, monitoramento de tráfego em estradas – exemplifica o estudante Everton.

Bruno lembra que o grande diferencial do equipamento em relação às aeronaves tripuladas é o custo: a hora de voo do VANT tem um custo de aproximadamente 15% do custo das tripuladas.

“Copia e Cola detectando Plágio na Web”

A segunda ideia mencionada no início da matéria foi inscrita pelos professores Davidson Mazocco Davi, coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação da Unoesc e mestre em Mídia e Conhecimento, e Cristiano Agosti, mestre em Ciência da Computação, e pelos acadêmicos de Engenharia da Computação do Campus de Xanxerê, Luzitan Zancan e Vitor Zachi Junior.

Trata-se de um sistema para detectar plágios. Ele pesquisa na internet e identifica se um determinado arquivo possui parte do trabalho copiado de algum local já publicado na web. “O software utiliza das ferramentas que os plagiadores usam para copiar para detectar a origem dessas cópia”, explica o professor Cristiano.

Segundo ele, a ação realizada de copiar e colar deu origem ao nome do software “Copia e Cola”. Ele já se encontra disponível de forma gratuita no endereço www.copiaecola.com.br.

– Quando foi desenvolvido pensamos no conceito de computação nas nuvens, a cloud computing, ou seja, um serviço que estará disponível para usuário em qualquer computador e qualquer local. É o mesmo conceito usado por softwares como o Gmail, os docs da Google e o Facebook – diz o professor.

Antes do lançamento, professores e alunos da própria Unoesc auxiliaram a testar e a melhorar o produto. Hoje o Copia e Cola conta com mais de 900 usuários distribuídos em todo o Brasil. Os recursos do Sinapse da Inovação serão usados para melhorar a usabilidade e design do portal e para o aprimoramento dos serviços que o software oferece.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.