Página inicial O que acontece Seminário sobre Direitos humanos e as relações étnico-raciais reúniu professores e estudantes
Graduação

Seminário sobre Direitos humanos e as relações étnico-raciais reúniu professores e estudantes

Direitos humanos  e as relações étnico-raciais estão em discussão Com a presença de professores dos sete municípios de Abrangência da 9ª Secretaria de Desenvolvimento Regional, a Unoesc Videira  está desenvolvendo um Seminário Regional com foco nos Direitos humanos e relações étnico-raciais no contexto educacional. A abertura ocorreu na manhã desta segunda-feiram com palestra ministrada pelo […]


Direitos humanos  e as relações étnico-raciais estão em discussão

Com a presença de professores dos sete municípios de Abrangência da 9ª Secretaria de Desenvolvimento Regional, a Unoesc Videira  está desenvolvendo um Seminário Regional com foco nos Direitos humanos e relações étnico-raciais no contexto educacional. A abertura ocorreu na manhã desta segunda-feiram com palestra ministrada pelo professor e coordenador do curso de direito da Unoesc Videira, Ricardo Emilio Zart. No período da tarde, a conferencista Jeruse Maria Romão trabalhou o tema Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios. Já no período da noite, o Dr. Rodrigo Goldshimidt abordou os Direitos humanos e as relações étnico-raciais.

 O seminário está sendo promovido através de parceria da Área de Ciências Humanas e Sociais da Unoesc Videira e a Gerência Regional de Educação  da 9ª SDR de Videira.

—Através de palestras e debates, pretendemos motivar e ampliar as discussões referente às questões étnico-raciais, no âmbito dos direitos humanos, com expectativa de receber mais de mil participantes entre professores e estudantes— aponta Roberta Martinez, gerente regional de Educação.

 Ela reforça que  a parceria com a Unoesc vem de longa data, com processos  de formação continuada de professores e muito tem contribuído para  a melhoria dos profissionais no desenvolvimento de suas atividades em sala de aula.

O pró-reitor Ernani Tadeu Rizzi é da mesma opinião e destacou que as discussões promovidas por intermédio desse encontro, oportunizam também, a formação plena dos futuros professores, uma vez  que os acadêmicos dos vários cursos de licenciatura do campus participam ativamente dos debates.

 São três palestrantes que estão revezando-se durante os dois dias,  trabalhando de forma intercalada nos três períodos, com vistas a atender todo o público participante, que devido às atividades durante o dia, os professores da Gered foram divididos em duas turmas, em que 350 participaram pela manhã na segunda e terça-feira, e mais 350 à tarde durante os dias, ficando o período noturno reservado para estudantes.

 Conforme a professora Magali Beatriz Augusto, coordenadora do Seminário, além das palestras, haverá a realização de atividades extras com coffee break e noite cultural  na quarta-feira à noite, com apresentações da banda municipal de Videira,  grupos de danças e outras atrações que ressaltam  e valorizam as diferenças culturais através da  arte e da dança.

 -O Brasil é um país com muita miscigenação de raças e que teve significativas contribuições culturais devido a sua particularidade acolhedora, desde a época do descobrimento até os dias atuais, Mesmo assim, predominam fortes discriminações raciais. O seminário regional oportuniza um diálogo inicial proporcionado reflexões que diminuam a incidência dos fatos que reforçam as estatísticas penais brasileiras-, completa a coordenadora.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.