Página inicial O que acontece Semana da Saúde reúne cursos da área para promover bem-estar e solidariedade em Videira
Graduação Videira

Na última semana, os cursos de Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Psicologia e Educação Física da Unoesc Videira uniram esforços para realizar a Semana da Saúde em alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. A iniciativa visou promover a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde e o bem-estar.

Durante toda a semana, os estudantes e profissionais organizaram uma série de atividades voltadas para a comunidade acadêmica e o público em geral. Entre elas, destacaram-se palestras educativas e práticas esportivas. Já no primeiro dia, os estudantes saíram contagiados com a fala da professora Dra. Catiane Pelissari, que abordou o tema “Construindo Conhecimento Científico em Saúde”. Em seguida, alguns egressos e uma estudante apresentaram aos participantes seus trabalhos científicos provenientes de pesquisas e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).

No último dia, a professora Fabiana Piccoli abordou sobre Saúde Mental na vida universitária, pois a transição para a vida universitária pode ser um período desafiador para muitos estudantes, com mudanças significativas no ambiente, nas responsabilidades e na pressão acadêmica.

Um dos pontos altos do evento foi a gincana solidária, que teve como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para doação ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Videira. O resultado superou as expectativas: mais de 250kg de alimentos foram angariados ao longo da semana, demonstrando o engajamento e a solidariedade da comunidade acadêmica. Os alimentos solicitados foram leite, sardinha e bolachas, visto que não fazem parte da cesta básica e são extremamente importantes, especialmente a famílias com crianças.

A Semana da Saúde foi uma oportunidade única de integração entre os cursos da área e de promover ações em prol da saúde e do bem-estar da comunidade. Além disso, estamos muito felizes com o resultado da gincana solidária, que irá beneficiar tantas famílias através das doações ao CRAS de Videira complementou Monica Frighetto, coordenadora dos cursos de Biomedicina e Farmácia.