Relator da MP que instituiu o Real lança livro em cidades do Oeste
Obra mostra os avanços econômicos do país a partir da adoção da moeda Nesta semana, Neuto Fausto de Conto está lançando o livro “O Milagre Real” em três cidades do Oeste Catarinense. Ontem (quarta-feira), foi em São Miguel do Oeste. Hoje (quinta-feira) à noite, será em Chapecó (na quinta) e amanhã (sexta-feira) em Joaçaba. O autor, […]
Publicado em 08/03/2012
Por Unoesc
Obra mostra os avanços econômicos do país a partir da adoção da moeda
Nesta semana, Neuto Fausto de Conto está lançando o livro “O Milagre Real” em três cidades do Oeste Catarinense. Ontem (quarta-feira), foi em São Miguel do Oeste. Hoje (quinta-feira) à noite, será em Chapecó (na quinta) e amanhã (sexta-feira) em Joaçaba. O autor, ex-deputado federal, foi relator da Medida Provisória que instituiu o Programa de Estabilização Econômica e a moeda Real no Brasil.
Conforme denota o próprio título, a obra elenca os avanços obtidos pela economia brasileira após a adoção do Real como moeda, utilizando-se da comparação de dados e informações, tais como a inflação acumulada antes e após 1994.
O texto é dividido em três partes. A primeira (O Brasil antes do Plano Real) reúne informações desde o Brasil Colônia até o mandato do ex-presidente Fernando Collor. A segunda aborda os aspectos econômicos do Plano de Estabilização Financeira, o Plano Real. A última parte, denominada “A engenharia política que viabilizou o Plano Real”, remonta o panorama político e social enfrentado pelo país após a posse de Itamar Franco como presidente interino e se prolonga até a aprovação do Projeto de Conversão da Medida Provisória 482 (que dispunha sobre o Programa de Estabilização Econômica, o Sistema Monetário Nacional e a instituição da Unidade Real de Valor) em Lei (Lei nº 8.880/1994).
Para completar a obra, o autor usa entrevistas, depoimentos de deputados que participaram do processo de aprovação da Lei 8.880, reprodução de matérias de revistas e jornais de abrangência nacional, além dos textos da Medida Provisória 482/1994 e da Lei nº 8.880/1994.
O livro é prefaciado pelo senador Luiz Henrique da Silveira. A capa, a arte e o projeto gráfico são assinados por Claudio Mello. A revisão e a impressão foram feitas pela Secretaria Especial de Editoração e Publicações (SEEP) do Senado Federal.
O autor
Neuto Fausto de Conto é natural da cidade gaúcha de Encantado. Formado em Contabilidade, tem especialização em gestão de empresas e cursos na área de Economia. Foi vereador, deputado estadual, deputado federal, secretário estadual e senador pelo PMDB de Santa Catarina. Também foi membro de diversos Conselhos e Comissões Técnicas e consultor do Banco Mundial. Em 1993, quando era deputado federal, foi escolhido como relator da Medida Provisória da URV. Atualmente, é diretor de Operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Próximos lançamentos
Os próximos lançamentos ocorrerão nos locais e horários expostos abaixo:
Data: 8 de março
Horário: 19h15min
Local: Auditório da Unoesc Unidade de Chapecó
Data: 9 de março
Horário: 19h30min
Local: Auditório Jurídico da Unoesc Campus de Joaçaba