Página inicial O que acontece Relação entre meio ambiente e ser humano vira ensaio científico
Graduação São Miguel do Oeste

Relação entre meio ambiente e ser humano vira ensaio científico

Com a intenção de fazer os alunos refletirem e iniciarem a produção científica, a tutora do Componente Curricular à distância, Ética e Sociedade, Eliane Fatima Nunes de Souza, do 1° período do Curso de Administração da Unoesc – Campus de São Miguel do Oeste, propôs desenvolver um ensaio científico, que levou o nome ‘Homem versus […]


Com a intenção de fazer os alunos refletirem e iniciarem a produção científica, a tutora do Componente Curricular à distância, Ética e Sociedade, Eliane Fatima Nunes de Souza, do 1° período do Curso de Administração da Unoesc – Campus de São Miguel do Oeste, propôs desenvolver um ensaio científico, que levou o nome ‘Homem versus meio ambiente’. O assunto não sai de moda e sempre vale uma boa discussão.

Mas o que a ética tem a ver com o assunto? A resposta é tudo, pois a vida humana e do meio ambiente não deve ser pensada de forma desintegrada. “Agir corretamente é ser ético. É importante que os alunos, como futuros administradores, se preocupem com essas questões para que, mais tarde, possam colocar em prática”, salienta Eliane.

Para que fosse possível o desenvolvimento do trabalho, os alunos postaram suas opiniões no Portal Acadêmico, a tutora mediou as conversas e organizou os conteúdos como um texto. As opiniões dos acadêmicos mais se completaram do que divergiam. “Foram reunidas as ideias e os entendimentos dos alunos sobre o meio ambiente e a sustentabilidade. Com isso, pude saber o nível de conhecimento deles e o quanto são críticos”, afirma a tutora. 

Conforme o coordenador do Curso, professor Ornélio Stertz, o trabalho foi importante para a constituição da reflexão acadêmica. “A discussão com os alunos, sobre qualquer problema da sociedade, é fundamental, já que o objetivo da Unoesc e do seu Curso de Administração é formar técnicos que saibam também assumir posturas e atitudes em defesa dos interesses sociais do contexto em que estão inseridos, como é o caso do tema meio ambiente”, comenta.

Há respostas para as perguntas?

Dentre os questionamentos abordados no ensaio estavam: É possível termos uma relação equilibrada com o meio ambiente? Como conciliar o consumo e a prática sustentável? A opinião da acadêmica Deisi Borges foi utilizada no texto. Segundo ela, o ser humano deve deixar de pensar no plural para analisar as ações individuais, que respingarão em toda a sociedade. “É preciso mudar o termo de que precisamos conscientizar o homem para: preciso me conscientizar que toda e qualquer ação praticada contra a natureza terá resultados negativos, que refletirá em todos”, afirma.

Para os alunos, além do respeito ao meio ambiente, representar uma atitude consciente  prova a ética como cidadão. “E para efetivamente termos uma ‘atitude ética’ é preciso começar. Em relação à natureza, devemos agir de forma pensada, planejada, pensando na coletividade”, destaca o acadêmico Anderson Von Muhlen. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.