Reitor da Unoesc participa de sessão especial da Alesc em homenagem aos 50 anos da Acafe
Publicado em 14/05/2024
Por Imprensa Unoesc

O reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, participou, na segunda-feira (13), em Florianópolis, da sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em homenagem ao cinquentenário da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). O evento foi prestigiado por autoridades de todo o estado, além de reitores, dirigentes, professores e estudantes de 14 Instituições de Ensino Superior (IES).
A Unoesc foi uma das homenageadas pela Alesc. A iniciativa foi proposta pelo deputado Napoleão Bernardes e integra as celebrações alusivas à campanha “Acafe: 50 anos desenvolvendo Santa Catarina pela Educação”, que, ao longo do ano, contempla várias ações. Também estão previstos encontros estratégicos com autoridades, cerimônias especiais em universidades associadas e atividades culturais abertas à comunidade. A programação ainda conta com o lançamento de um livro e de um documentário.
— Para a Unoesc, é motivo de orgulho fazer parte das comemorações que evidenciam a trajetória de sucesso da Acafe. A associação atua em prol do cenário educacional catarinense e do desenvolvimento das regiões, transformando vidas — ressalta o reitor, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco.
Na sessão especial, a presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta, reforçou que, em 50 anos, as universidades comunitárias formaram mais de 600 mil pessoas que têm contribuído para que Santa Catarina se destaque em muitos indicadores.
— A Acafe talvez seja um dos maiores cases de inovação social em Santa Catarina, modelo que foi exportado para outros estados. Ao mesmo tempo em que somos agradecidos e honrados por essa homenagem, nos sentimos convocados a fazer um trabalho cada vez melhor — destacou Luciane, acrescentando que o sistema Acafe está presente em mais de 50 municípios catarinenses e oferece mais de 800 cursos de Graduação e Pós-graduação.
Saiba mais
A Acafe foi fundada em maio de 1974, com o objetivo principal de unir as 18 fundações educacionais criadas por municípios catarinenses para proporcionar cursos de ensino superior no interior do estado. Atualmente, ela é composta por 14 instituições, que reúnem 142 mil estudantes, o que representa 70% dos estudantes universitários de Santa Catarina.