Recepção de calouros ocorre em todos os campi
Na segunda-feira (20), a Unoesc recebeu cerca de três mil ingressantes, neste primeiro semestre letivo de 2017. Para recepcionar os estudantes, programações especiais foram realizadas em todos os campi. Trata-se de uma oportunidade para conhecer os dirigentes da universidade e receber informações importantes sobre os serviços prestados pela Unoesc, entre os quais estão o uso […]
Publicado em 23/02/2017
Por Unoesc
![](https://www.unoesc.edu.br/wp-content/uploads/2023/03/RECEPCAO_CALOUROS_1_VDA_0217.jpg)
Na segunda-feira (20), a Unoesc recebeu cerca de três mil ingressantes, neste primeiro semestre letivo de 2017. Para recepcionar os estudantes, programações especiais foram realizadas em todos os campi. Trata-se de uma oportunidade para conhecer os dirigentes da universidade e receber informações importantes sobre os serviços prestados pela Unoesc, entre os quais estão o uso de ferramentas essenciais para o dia a dia acadêmico.
Videira
A Unoesc Videira recebeu nesta segunda (20), no período noturno, cerca de 500 calouros matriculados em 12 cursos de graduação. O encontro que marcou o início do ano letivo de 2017 foi realizado no auditório, com a presença da direção, coordenadores de cursos e professores das mais diversas áreas. A recepção oportunizou informações aos estudantes acerca do funcionamento e normas da universidade. No evento, assistiu-se a uma palestra com o tema “Sem projetos, sem resultados”, ministrada pelo professor e psicólogo Clayton Zanella, a qual procurou provocar a plateia para iniciar uma caminhada segura e planejada, rumo ao objetivo central que é a profissionalização na área pretendida.
O diretor de Graduação Gilson Luiz Leidens deu as boas-vindas e expressou a importância para a universidade passar a fazer parte de forma direta da vida estudantil de cada um dos novos estudantes. Na oportunidade, repassou informações sobre as normas de funcionamento e como melhor aproveitar tudo aquilo que a Unoesc oferece como suporte aos acadêmicos. Com mensagens de motivação e otimismo, cobrou esforços por parte de cada acadêmico no sentido de superar as dificuldades e as barreiras que certamente encontrarão no transcorrer do curso.
— Procuramos de forma clara e objetiva mostrar aos estudantes que a universidade vem trabalhando para oferecer o melhor, basta que aproveitem o tempo e toda a estrutura disponível, para que saiam daqui profissionais bem preparados para enfrentar o concorrido mercado de trabalho — reitera Gilson Luiz Leidens.
O vice-reitor Ildo Fabris, também respalda a importância do momento com a chegada dos novos estudantes.
— Para nós é muito importante ver a casa cheia, a grande maioria, jovens que vêm pela primeira vez cursar a universidade, mas ao mesmo tempo vemos pessoas que já possuem outras graduações e que procuram em um novo curso, para agregar mais conhecimentos. Obrigado por terem escolhido a Unoesc — conclui o vice-reitor da Unoesc Videira.
Durante o evento de abertura, setores como a Biblioteca, Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e Tecnologia da Informação foram apresentados com alguns detalhamentos acerca das funções de cada área e que tipo de apoio o estudante poderá encontrar em cada uma deles.
Na mesma oportunidade, foram apresentados os coordenadores de cursos, os quais deram as boas-vindas, e, em sala de aula, após o encontro inicial, mantiveram um contato mais direto com os acadêmicos de seus cursos.
Joaçaba
Na Unoesc Joaçaba, a recepção ocorreu nesta quarta-feira (22), tanto no período da manhã quanto da noite, no auditório Afonso Dresch. Durante a manhã, além dos estudantes, professores, coordenadores de área e curso, o evento contou com a presença do pró-reitor de Graduação, Ricardo Marcelo de Menezes, do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Fábio Lazzarotti, da diretora de Graduação, Liliane Simara Fernandes e da diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Jéssica Romeiro Mota. Cada dirigente comentou sobre a sua área de atuação na universidade e deixou uma mensagem para reflexão.
— A universidade está sempre à disposição para apoiar a formação dos estudantes. Nós queremos que vocês sejam os melhores profissionais do mundo, mas, também, que sejam cidadãos preocupados em mudar a realidade onde vivem — declara Jéssica Romeiro Mota.
A diretora Liliane Simara Fernandes aconselha aos estudantes que aproveitem ao máximo o tempo que estarão na universidade, para construir uma carreira, absorver conhecimentos e adquirir habilidades. Dessa maneira, no final da formação acadêmica conquistem o sucesso profissional.
O pró-reitor Fábio Lazzarotti salienta que enquanto tiver correndo sangue em nossas veias e passando ar em nossos pulmões, o desejo de estudar e aprender deve ser eterno. Já o pró-reitor Ricardo Marcelo de Menezes sugere que cada acadêmico, professor, curso e pesquisa da universidade tenha o foco no desenvolvimento regional.
— Queremos contribuir para que o Oeste de Santa Catarina, o Estado de SC e o Brasil possam se desenvolver ainda mais e que estejam focados no ensino de qualidade — comenta Ricardo Marcelo de Menezes.
Logo depois, as responsáveis pelos setores de Mobilidade Acadêmica e Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) esclareceram dúvidas sobre as possibilidades de intercâmbio e a concessão de bolsas de estudo. Os estudantes também receberam informações sobre as principais ferramentas para utilizar o Portal de Ensino, localizado no site da Unoesc. Em seguida, foi realizado um bate-papo com dois diplomados da Unoesc, Walmor Dresch Ströher, formado em Odontologia, e Felipe Zardo, graduado em Engenharia Mecânica. Como mediador da conversa estava o professor do curso de Publicidade e Propaganda, Paulo Ricardo dos Santos.
Xanxerê
A Unoesc Xanxerê também recepcionou os acadêmicos com atividades diferenciadas. A programação ocorreu nos períodos matutino, vespertino e noturno, para abranger todas as turmas. Além da apresentação do vídeo institucional e dos dirigentes e coordenadores de curso, os estudantes receberam informações sobre o cotidiano acadêmico e a instituição que passam a fazer parte. No evento, também, teve a palavra do presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a exibição de um vídeo sobres os setores de apoio. Após a recepção institucional, cada coordenador organizou atividades de acolhimento para os ingressantes do seu curso.
O curso de Farmácia, da Unoesc Xanxerê, realizou trote solidário e arrecadou mais de 50 kg de alimentos não perecíveis, que foram doados a Casa Solidária, que serve de apoio aos moradores de rua do município, onde os mesmos fazem refeições e higiene pessoal.
Chapecó
No dia 20 de fevereiro, a Unoesc de Chapecó realizou a recepção dos acadêmicos para o semestre letivo 2017/1. Para os acadêmicos ingressantes foi proferida a palestra “Eu escolhi ser feliz, e você? Seja o autor de sua história”, por Gisely Niedermayer. Em sua fala ela propôs aos calouros a reflexão sobre a importância do trabalho em equipe, da amizade e dos bons anos que serão vivenciados na universidade. Relatou sua história de vida e de superação e sobre a importância do planejamento e definição. O objetivo da palestra foi motivar para a reflexão de como cada um pode passar da condição de expectador para se tornar o autor de sua própria história, mas para alcançar esse resultado não basta querer, é preciso agir.
As atividades continuaram com apresentações musicais nos blocos da universidade com Gilson José Almeida e Marlinton Almorin e a acadêmica do curso de Educação Física, Emille Luana Flores. Seguindo a recepção serão apresentados os ambientes da Unoesc, bem como trote solidário por meio da doação de sangue no mês de março.
*Com informações de cada campus