Página inicial O que acontece Qual o papel do RH na gestão do negócio?
Graduação Joaçaba

Qual o papel do RH na gestão do negócio?

– Algumas empresas ainda tratam a área de RH como um setor que apenas cuida das pessoas, faz treinamento, contratação, ações de desenvolvimento e bem estar das pessoas. E é tudo isso, também. Mas em muitas empresas o RH já ocupa um lugar estratégico, que senta à mesa de decisão junto com os demais diretores […]


– Algumas empresas ainda tratam a área de RH como um setor que apenas cuida das pessoas, faz treinamento, contratação, ações de desenvolvimento e bem estar das pessoas. E é tudo isso, também. Mas em muitas empresas o RH já ocupa um lugar estratégico, que senta à mesa de decisão junto com os demais diretores e planeja inovação, desenvolvimento, tendências de mercado e planejamento estratégico.

A afirmação é de Hermine Schreiner, diretora de RH e Responsabilidade Social da Pormade Portas, empresa da cidade paranaense de União da Vitória que já recebeu inúmeros prêmios e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na área de recursos humanos, como os selos de melhores empresas para trabalhar da Revista Exame Você S/A e da Revista Época, ambos por vários anos consecutivos.

Hermine falou sobre gestão de pessoas como estratégica competitiva durante a abertura do Seminário de Desenvolvimento Humano promovido na última sexta-feira e sábado pelo curso de especialização em Gestão de Recursos Humanos da Unoesc Joaçaba. Mostrando conceitos e exemplos de estratégias adotadas na sua empresa, a palestrante afirmou que a gestão de pessoas deve seguir a tendência que se apresenta para a organização e que o segredo de uma boa equipe está em fazer a escolha certa no momento da contratação.

– Muitas empresas ainda contratam pelas competências e demitem pela falta de valor e atitude. Sendo que o processo tem que ser ao contrário: contrate pelo valor e atitude e qualifique as competências. Contrate pelo que a pessoa é, pelo brilho no olho, pela paixão, pela vontade de aprender, de fazer a diferença. A formação você busca.

Ainda de acordo com Hermine, depois da contratação, a empresa também precisa saber colocar seu colaborar no lugar certo e dar a ele capacitação técnica e comportamental para que tenha condições favoráveis e possa construir uma carreira dentro da empresa.

– Depois de investir na pessoa, não podemos deixá-la ir embora – argumentou.

O Seminário

O Seminário de Desenvolvimento Humano foi promovido pela Unoesc com o apoio do Núcleo de RH da ACIOC. Teve a participação de estudantes do curso de especialização em Gestão de Recursos Humanos, de membros do núcleo da ACIOC, alunos de outros cursos da Unoesc e de profissionais que trabalham em empresas da cidade e região.

A programação teve continuidade no sábado, com uma mesa redonda que seguiu discutindo a gestão de pessoas como diferencial para as organizações. Participaram o coordenador de Administração de Pessoal e Relações Trabalhistas na Celulose Irani, Valmir Cordeiro, o analista de Recursos Humanos na BRF Capinzal, Daniel Emmerich, e a coordenadora de Recursos Humanos da ADM do Brasil, Ana Campos.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.