Promotora de Justiça fala da atuação do MP no tribunal do Júri para acadêmicos de Direito
Nos dias 19 de abril e 12 de maio, os acadêmicos de Direito que cursam a disciplina “Estágio de prática jurídica III”, participaram de uma roda de conversa com a Promotora de Justiça da Comarca de Capinzal, diplomada do Curso de Direito da Unoesc de Joaçaba, Dra. Francieli Fiorin. Na oportunidade, ela explanou sobre a […]
Publicado em 14/05/2021
Por Unoesc
Nos dias 19 de abril e 12 de maio, os acadêmicos de Direito que cursam a disciplina “Estágio de prática jurídica III”, participaram de uma roda de conversa com a Promotora de Justiça da Comarca de Capinzal, diplomada do Curso de Direito da Unoesc de Joaçaba, Dra. Francieli Fiorin. Na oportunidade, ela explanou sobre a atuação do Ministério Público no Tribunal do Júri, que é, segundo a promotora de justiça, é a atribuição mais tradicional e clássica do Ministério Público. A atividade, realizada de forma presencial, seguiu os protocolos de segurança em relação à pandemia da Covid-19.
A promotora explicou a dinâmica, dicas, estratégias e técnicas de atuação no procedimento do Tribunal do Júri, apresentando algumas sugestões e ideias aos acadêmicos, que tiverem interesse de atuar nesta área, no sentido de mais celeridade, eficiência, com a produção probatória mais concentrada e com menos elementos que favoreçam a nulidade. Na ocasião, foram discutidos e compartilhados alguns casos concretos em que a promotora de justiça atuou no plenário, onde os alunos debateram, comentaram e trocaram ideias sobre as teses de acusações apresentadas.
Segundo a Professora Fabiane Christófoli, a roda de conversa foi muito proveitosa.
— Foi de grande valia aos alunos, pois, além de aprimorar e aperfeiçoar seus conhecimentos teóricos, puderam discutir questões e casos práticos, forma de atuação no plenário e teses. Além disso, os alunos tiveram uma troca de informações, bem interessante, com a Promotora de Justiça, no sentido de dicas de estudo, para aprovação no Concurso para a carreira do Ministério Público — avaliou a professora.
Texto: Curso de Direito