Página inicial O que acontece Projetos de Psicologia da Unoesc Chapecó se destacam pelo atendimento comunitário
Graduação Notícia Saúde Comunidade Chapecó

O curso de Psicologia da Unoesc Chapecó tem ao todo quatro projetos que envolvem atendimento à comunidade. Um deles é o Observatório de Aprendizagem (OBA), que foi criado no início do ano passado pela professora Mestra e doutoranda Francine Garghetti. A supervisora do OBA diz que a ideia inicial era de que os estudantes colocassem em prática a neuropsicologia. E desde então isso vem sendo feito.

– Esse projeto deu e dá muito certo. Quando a gente consegue fazer uma avaliação como a que a gente faz e especifica onde está a dificuldade, fica mais fácil de fazer a intervenção e essa criança melhorar. Tem coisas que são mais específicas. Algumas têm transtorno de aprendizagem mesmo e isso demanda acompanhamento especializado. E outras que tinham dificuldade de aprendizagem. Até por conta da interruptora que teve na pandemia na questão escolar ou até mesmo elas já tinham lacunas de aprendizagem antes do período pandêmico. Só dando um exemplo, já recebemos crianças que estavam no quinto ano e ainda tinham dificuldade de leitura e escrita.

A professora Francine reforçou que isso vai impactando a vida dessa criança, até porque a alfabetização impacta em todas as outras aprendizagens. Inclusive porque demandamos da competência da leitura e da escrita para conhecer todo o resto. As crianças que têm dificuldade de aprendizagem são encaminhadas ao Observatório de Letramento e Alfabetização (OLA), que é um projeto do curso de Pedagogia da Unoesc Chapecó.

Os números comprovam o sucesso do OBA. Para se ter uma ideia, são oito estagiários, dez extensionistas, três monitorias em avaliação psicológica, seis palestras em escolas municipais, estaduais e particulares. Além de duas capacitações docentes, envolvendo 70 professores da rede municipal e 107 da rede estadual. O projeto tem ainda uma estudante de iniciação científica, três apresentações e publicações no Sistema de Elaboração de Projetos Educacionais (SIEPE), 131 crianças encaminhadas pelas SEDUC, Coordenadoria Regional da Educação (CRE) e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), 16 avaliações de aprendizagem com entregas dos respectivos laudos e 104 atendimentos às crianças, suas famílias e escolas.

Um outro projeto que se destaca no curso de Psicologia é o Serviço de Atendimento Psicológico (SAP). De acordo com a coordenadora do curso, professora Mestra Talita Zanferari, esse é um serviço com alta procura da população da capital do Oeste, até porque é um trabalho de “porta aberta” que funciona de segunda a sexta-feira, nos três turnos.

– Para esses atendimentos à comunidade externa, nós disponibilizamos dois psicólogos e 52 alunos em estágio. O município faz os encaminhamentos desse público externo para a nossa clínica-escola, além disso atendemos funcionários da Unoesc e estudantes. Tudo passa pela supervisão dos professores. Somente no ano passado, 359 crianças, adolescentes, adultos e idosos receberam atendimentos. E o total desses atendimentos chegou a 2.342, em 72 plantões.

O curso de Psicologia da Unoesc Chapecó também oferece Mediação Familiar, com oportunidade de estágio para o estudante. Esse é um projeto em parceria com o curso de Direito. Como o próprio nome do projeto diz, a ideia é fazer com que alguns casos de família entrem em acordo para que não seja necessário um processo judicial. A dinâmica dos processos é a seguinte: uma professora de mediação familiar, uma advogada e uma psicóloga. Além dos estagiários.

A coordenadora Talita diz ainda que ano a ano o curso de Psicologia da Unoesc Chapecó bate recorde de absorção dos graduados no mercado de trabalho.

– Hoje nós temos muitos alunos formados que estão com empregos em várias empresas de referência. Além de aprovações em concursos públicos e também
residência no Hospital Regional de Chapecó. Talvez seja porque esse nosso diferencial de acompanhamento durante o curso, essa nossa estrutura, faz com que os nossos alunos sejam bem-vistos e absorvidos pelo mercado – reforçou a coordenadora Talita Zanferari.

Ainda de acordo com a coordenadora Talita, os estudantes também têm a oportunidade de participarem, através de edital, do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), que é do Governo Federal. Nesse projeto, os alunos fazem parte de uma equipe de rede de saúde, juntamente com os acadêmicos de Medicina e Enfermagem, das universidades públicas da região, e recebem a bolsa federal de R$ 700,00. Assim eles têm a vivência do que é uma equipe multidisciplinar.

O curso de Psicologia da Unoesc Chapecó tem duração de cinco anos, é noturno e desde o terceiro período os alunos começam a estagiar.