Projeto OLLA reforça laços entre escola, família e comunidade em festa de inverno
Publicado em 16/06/2025
Por Imprensa Unoesc Chapecó

O Observatório e Laboratório de Letramento e Alfabetização (OLLA) da Unoesc Chapecó promoveu uma festa de inverno na noite de quarta-feira (11) com os professores, familiares e estudantes que integram o projeto. O OLLA tem como finalidade proporcionar um ambiente de aprendizado enriquecedor aos estudantes do Ensino Fundamental da rede educacional do município de Chapecó, com o objetivo de aprimorar suas habilidades de letramento e alfabetização.
A noite foi marcada por contação de histórias, danças e comidas típicas. A atividade também contemplou os objetivos do programa, como a criação de ambientes estimulantes que incentivem a participação ativa e o engajamento dos estudantes nas atividades propostas. Também foi uma oportunidade de confraternização entre as professoras que atuam nos diferentes dias de aulas do projeto.
A professora Karolina Esteres integra o projeto há quatro meses, junto a seis estagiárias do curso de Pedagogia, e destacou a importância do OLLA na Universidade.
— Eu ensino 14 estudantes e avalio o projeto como fundamental, já que contempla a alfabetização das crianças. Os professores notam as dificuldades que as crianças possuem na escola e que às vezes não possuem tempo hábil para trabalhar e passar a indicar os estudantes. Como Universidade Comunitária, devolvemos esse trabalho para a sociedade com resultados muito positivos — ressalta.
Os estudantes de Pedagogia também podem estagiar no projeto e auxiliar no atendimento personalizado.
— O nosso trabalho é bem específico e focado em cada dificuldade do aluno. Alguns enfrentam desafios em Matemática, outros em alfabetização, reconhecimento das letras ou na fonética. Vale a pena investir no projeto, porque a gente sabe que os pais saem cansados do trabalho, mas mesmo assim se dedicam em trazer as crianças aqui e isso vai ajudar eles em toda a vida — complementa Karolina.
Um projeto que transforma vidas
Marisa Camerini é mãe de Miguel Camerini, de 11 anos, que frequenta o OLLA desde 2024.
— O Miguel foi diagnosticado com TDAH, com laudo de neurologista e psicólogo. Fomos muito bem acolhidos aqui. O Miguel adora vir e ele tem melhorado bastante. As professoras falam muito bem dele, que é um ótimo aluno, que faz os trabalhos em dia e ouvir isso é muito importante e gratificante — afirma Marisa.
Para a coordenadora geral do projeto, Marineiva Moro Campos de Oliveira, o OLLA promove a interação e a colaboração entre as crianças, os estudantes, os profissionais da rede básica de ensino de Chapecó e também professores dos cursos de graduação, bem como estimula a dedicação dos estudantes de Pedagogia na atividade.
— A partir da construção coletiva de estratégias pedagógicas eficazes, conseguimos contribuir ativamente para a nossa comunidade, além de perceber a melhoria nos estudantes. Eventos como esse enfatizam o convívio e oportunizam às famílias a aproximação com o corpo docente e com tudo o que desenvolvemos nos dias de estudo — enfatiza.