Projeto de pesquisa desenvolvido por estudante da Unoesc Joaçaba é premiado no Congresso Brasileiro de Engenharia Civil
Publicado em 31/07/2023
Por Unoesc

O 28° Congresso Brasileiro de Engenharia Civil (CBENC) foi promovido pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC) de 19 a 21 de julho, em Vitória (ES), com o tema “Conectando profissionais e estudantes em um evento de excelência”. Participaram profissionais e estudantes da área.
Durante o congresso foram abordados assuntos importantes e atuais, com minicursos práticos ministrados por especialistas em diversas áreas da Engenharia Civil, possibilitando a aquisição de novas habilidades e conhecimentos técnicos. Foram dois dias de palestras com profissionais renomados, que explanaram sobre diversos conteúdos, como estabilidade de encostas em áreas de risco, ensaios não destrutivos em estruturas de concreto, o futuro das engenharias no Brasil, geomática na Engenharia Civil, novas tecnologias, obras e serviços de engenharia.
O evento foi encerrado com a 3ª Jornada de Trabalhos Acadêmicos – Eng. Civ. Paulo Salomão. Na oportunidade, a professora orientadora Gislaine Luvizão recebeu do presidente da ABENC, Francisco José Teixeira Coelho Ladaga, um prêmio no valor de R$ 2 mil pelo melhor trabalho. Intitulado “Avaliação da utilização de resíduo de celulose e papel em misturas asfálticas usinadas a quente para aplicação em pavimentação rodoviária”, o projeto de pesquisa foi desenvolvido pelo estudante do curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba, Alisson Victor Vanin, em parceria com os professores Fabiano Alexandre Nienov e Gabriela Ceccon Carlesso Grando.
— A pesquisa científica desempenha papel fundamental na sociedade, contribuindo com o avanço do conhecimento, o desenvolvimento tecnológico, a melhoria da qualidade de vida, descobertas e inovações, além de estimular o pesquisador quanto à curiosidade, à criatividade, à organização e ao planejamento. Agradecemos a bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concedida ao estudante e o suporte da Unoesc e dos laboratórios do curso de Engenharia Civil, que proporcionaram o desenvolvimento do projeto — ressalta a professora orientadora Gislaine Luvizão.