Página inicial O que acontece Projeto de Engenharia Bioenergética beneficia escola municipal
Sustentabilidade Graduação Xanxerê

Projeto de Engenharia Bioenergética beneficia escola municipal

Acadêmicos do curso de Engenharia Bioenergética, da Unoesc Xanxerê, estão prestando importante trabalho de assessoria em preservação ambiental junto a uma escola do município de Faxinal dos Guedes (SC). Tudo começou quando a BRF, por intermédio do Instituto BRF, realizou o concurso Escola Sustentável, em sua unidade de Faxinal dos Guedes, envolvendo as escolas municipais […]


Acadêmicos do curso de Engenharia Bioenergética, da Unoesc Xanxerê, estão prestando importante trabalho de assessoria em preservação ambiental junto a uma escola do município de Faxinal dos Guedes (SC).

Tudo começou quando a BRF, por intermédio do Instituto BRF, realizou o concurso Escola Sustentável, em sua unidade de Faxinal dos Guedes, envolvendo as escolas municipais daquela cidade, a fim de premiar o melhor projeto na área de sustentabilidade. Com isso, a escola vencedora — Escola Municipal Santa Terezinha — recebeu dez mil reais para implantar o projeto desenvolvido na área de geração de energia fotovoltaica.

— Eu participei da comissão avaliadora dos projetos. Percebi, naquele momento, que o projeto da escola necessitava de algumas melhorias em termos conceituais. A partir disso, propus que alguns acadêmicos do curso de Engenharia Bioenergética desenvolvessem um projeto mais adequado para a instalação das placas fotovoltaicas proposta pela escola — explica o coordenador do curso de Engenharia Bioenergética, professor Marcellus Fontenelle.

Economia traz impactos positivos para a escola

Atendendo às necessidades da escola, no primeiro semestre deste ano, os acadêmicos Karine Zortéa, Leticia Lando, Raquel Mendes, Suelem Vieira e Wagner Cherobin, sob orientação dos professores Marcellus Fontenelle e Joiris Manoela Dachery (egressa do curso de Engenharia Bioenergética, com especialização em Eficiência Energética), desenvolveram o projeto de extensão de um sistema de geração fotovoltaico para a Escola Santa Terezinha, que envolve, basicamente, a instalação de um sistema em que a energia gerada pelas placas fotovoltaicas é devolvida à rede de distribuição de energia elétrica da Celesc — processo denominado de microgeração distribuída.

Para executar na prática o projeto, houve a participação da empresa Energybio, de Xanxerê, através dos proprietários Patrick Pagliari e Tuane Caus Rossato, também egressos do curso de Engenharia Bioenergética do campus Xanxerê, que forneceram, com um desconto especial, as placas solares e fotovoltaicas. Já o trabalho de instalação das placas e a sua montagem mecânica, além da instalação elétrica, foram executados, como contrapartida ao projeto, pela Prefeitura de Faxinal dos Guedes.

O sistema já está funcionando e gerando energia desde julho, para felicidade de todos os membros escolares da escola.

— Agora, o valor da energia gerada pela escola é abatido na sua conta de luz diretamente. Assim, quem sai ganhando é o município e a escola, ambos economizando energia de uma forma sustentável. Estima-se que essa economia é de aproximadamente 10% do consumo de energia da escola — observa o professor.

Ainda em sua análise, o projeto demonstra que os alunos estão preocupados com a sua responsabilidade diante das energias renováveis e sua sustentabilidade, tendo um contato direto com a geração de energia fotovoltaica — um exemplo de que a escola tem a preocupação com a preservação do meio ambiente.

— Além disso, é prova de que os acadêmicos do curso conseguem, já na graduação, desenvolver um projeto que seja efetivamente implantado e gere bons resultados, tanto econômicos quanto de conservação da natureza — avalia o professor.

Empolgação e aprendizado

Segundo a diretora da Escola Municipal Santa Terezinha, professora Ivanete Gregol Rudnick, o projeto empolgou os alunos envolvidos, do 7º ao 9º ano.

— Foi uma aprendizagem muito significativa envolvendo autossustentabilidade e cuidados com o meio ambiente através das atitudes de todos. Assim, toda a comunidade ganhou com isso — analisa.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.