Página inicial O que acontece Projeto de Educação Ambiental nas escolas de Ensino Fundamental terá continuidade neste semestre
Graduação Extensão Videira

Projeto de Educação Ambiental nas escolas de Ensino Fundamental terá continuidade neste semestre

Em cerimônia realizada no dia 4 de julho, foi encerrado o projeto de Extensão de Educação Ambiental nas escolas de Ensino Fundamental do Meio Oeste Catarinense. O projeto, uma iniciativa do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Unoesc Videira, foi desenvolvido durante o 1º semestre letivo e atendeu 74 alunos da​s​ 6ª série​s​ das ​E​scolas […]


Em cerimônia realizada no dia 4 de julho, foi encerrado o projeto de Extensão de Educação Ambiental nas escolas de Ensino Fundamental do Meio Oeste Catarinense. O projeto, uma iniciativa do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Unoesc Videira, foi desenvolvido durante o 1º semestre letivo e atendeu 74 alunos da​s​ 6ª série​s​ das ​E​scolas ​de Educação Básica ​Maura de Senna Pereira de Pinheiro Preto e Esther Crema Marmentini de Videira.

Professores e diretores das Escolas participaram do ato que contou com as presenças do ​v​ice-reitor ​do campus, ​professor Ildo Fabris e ​diretor de Graduação​,​ professor Gilson Luiz Leidens​. O coordenador do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental​,​ professor Andrei Goldbach​,​ deu início à nomeação dos alunos para o recebimento dos certificados de conclusão do curso, sendo que os mesmos foram entregues pelos professores que ministraram aulas no projeto​,​ juntamente com os acadêmicos monitores que​,​ voluntariamente​,​ auxiliaram nas aulas práticas.

A aluna Valdiléia Lara da Escola Maura de Senna, conta que ficou muito feliz em participar desse curso na Unoesc, onde aprendeu a fazer muitas coisas que elevou seu grau de conhecimento.

— Eu aprendi, por exemplo, que posso gerar energia com placas solares e, ainda​,​ ​que ​​há ​energia feita à base de água​. Eu mal podia esperar para vir aqui​, a cada semana,​ novamente. ​Ao cheg​ar aqui​,​​ estava​ feliz, mas fiquei ainda mais contente quando olhei no microscópio e descobri o que eu quero realmente fazer ​no futuro. Quero ser cientista​!​ Todas as nossas aulas foram muito legais, aprendi a reciclar o lixo e separá-lo. Todos os professores foram muito legais, agradecemos a eles por tudo que nos ensinaram,​ e​ com certeza aprendemos muito para usar no nosso dia a dia​ ​— completou.

Para a professora Marta Verônica Buss​,​ que participou deste projeto e auxiliou na coordenação do mesmo, foi uma experiência muito positiva,​ pois​ os alunos e as escolas receberam muito bem a proposta pedagógica de ensino, onde os temas abordados nas aulas​,​ apesar de serem bem técnicos​,​ foram trabalhados pelos professores com metodologias ativas e aulas práticas.

— Desta forma​,​ acreditamos ter despertado nas crianças a conscientização para os cuidados que todos devemos ter para preservar o meio ambiente e, ainda​,​ muitos alunos relataram a vontade de estudar nesta área, ser​em​ cientista​s​ e pesquisador​es. Desta forma​,​ acredito que o ​c​urso de Engenharia Sanitária e Ambiental​,​ por ter realizado este projeto​,​ colaborou para a formação de​ mais essa turma de “monitores ambientais”, os quais se espera que sejam agentes da transformação na sua família, escola e comunidade — explicou Marta.

Projeto terá continuidade

Já o professor Andrei Goldbach, afirma que o resultado alcançado com o projeto que foi muito bem recebido pela comunidade escolar, terá continuidade n​este​ segundo semestre de 2017, atendendo mais três turmas de alunos do 6° ano das escolas de Ensino Fundamental do Meio Oeste Catarinense.

— Já temos confirmad​a​ a participação dos alunos do Governador Lacerda de Videira e aguardamos o contato d​e outr​as escolas interessadas para que possamos dar sequência na proposta que é fruto da parceria do curso de Engenharia ​S​anitária e Ambiental com o Comitê do Rio do Peixe — finalizou.

 O projeto contou com cinco módulos

I – Energias Sustentáveis​,​ com o Professor Andrei Goldbach;

II – Introdução e Gestão Ambiental​,​ com a Professora Vanessa Wegner Agostini;

III – Saneamento Básico​,​ com a Professora Carla Suntti;

IV – Resíduos Sólidos​,​ com a Professora Marta Veronica Buss;

V – Qualidade das Águas​,​ com o Professor Petrick Anderson Soares

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.