Programa apoiado pela Unoesc alia esporte, educação e cidadania
Iniciativa é desenvolvida na cidade de Campos Novos pelo Instituto Guga Kuerten com o patrocínio de empresas da região Um programa de cunho social desenvolvido pelo Instituto Guga Kuerten (IGK) com crianças de um bairro de Campos Novos alia esporte, educação e cidadania. A iniciativa, patrocinada pela Enercan e pela Usina Machadinho, tem o apoio […]
Publicado em 24/04/2012
Por Unoesc
Iniciativa é desenvolvida na cidade de Campos Novos pelo Instituto Guga Kuerten com o patrocínio de empresas da região
Um programa de cunho social desenvolvido pelo Instituto Guga Kuerten (IGK) com crianças de um bairro de Campos Novos alia esporte, educação e cidadania. A iniciativa, patrocinada pela Enercan e pela Usina Machadinho, tem o apoio da Unoesc, da prefeitura municipal, da própria escola onde é desenvolvida e da Associação Iguaçu.
Conforme explicam Suelen Virgilio e Perseu Lehmkuhl, do IGK, o Programa Campeões da Vida, como é denominado, vem sendo desenvolvido desde 2002 em quatro núcleos que ficam na grande Florianópolis (em Palhoça, São José e nos bairros Saco Grande e Itacorubi, em Florianópolis) e em 2011, a pedido da Enercan, foi implantado em um bairro que apresenta problemas sociais de Campos Novos.
O bairro é o Integração. As crianças e adolescentes atendidos têm entre 7 e 14 anos e são alunos do Grupo Escolar Municipal Waldemar Rupp. Dos 227 alunos da escola, 100 participam do programa, que prevê a realização de atividades esportivas e culturais no contraturno escolar duas vezes por semana.
Como funciona
As atividades são coordenadas por uma equipe multidisciplinar. Em Campos Novos, a equipe que trabalha diretamente com os alunos é formada por profissionais e estagiários de Educação Física, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social. A cada encontro, esse grupo prepara duas atividades diferentes: uma de cunho cultural e outra esportiva, que desenvolva os fundamentos de modalidades ao mesmo tempo em que estimula o estudo e o aprendizado.
Essas atividades são avaliadas a cada duas semanas, em reuniões do grupo, sendo que a cada mês elas também contam com a participação dos coordenadores do programa no IGK, que vem acompanhar as atividades do núcleo situado no Meio-oeste. Três vezes por ano, as experiências são levadas para socialização e avaliação em reuniões que envolvem todos os profissionais e estagiários dos cinco núcleos do programa.
Também em três oportunidades diferentes, os pais são chamados a participar ativamente do Campeões da Vida: no início e no final de cada ano, para conhecer e avaliar o programa, e em uma data escolhida para ser a Semana da Família, na qual são convidados a participar das atividades desenvolvidas com as crianças.
A participação da família também se dá em situações em que os profissionais do programa detectam a necessidade de um contato mais próximo para trabalhar dificuldades demonstradas pelo aluno.
Resultados não tardam a aparecer
Conforme os coordenadores, esse trabalho é baseado nos quatro pilares da Educação difundidos pela Unoesco: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e aprender a fazer. “Esses são valores, competências e habilidades que acreditamos que o esporte, o lazer, a cultura e o lúdico podem proporcionar”, diz Suelen, coordenadora geral e da parte social do programa.
Os resultados do trabalho não tardam a aparecer. Suelen conta que em geral se observa melhoria do aprendizado, da autoestima, do comportamento e relacionamento com irmãos e com os pais. “Qualquer passo positivo que eles dão é importante para eles, para nós e para as famílias”, reforça Perseu, que é o coordenador de Logística do programa.
“Esse programa despertou interesse nos alunos, devido ao foco diferente. Incentivou a nossa criança a estudar, a estar ocupada com atividades úteis e diferentes. Em termos de aprendizado, observamos o retorno”, reforça a diretora da escola Waldemar Rupp, Marlene Aparecida Martinson Berlanda.
O elogio também vem de quem é alvo da iniciativa. Daniel Barilli Coelho tem 13 anos, está na 6ª série e é um dos participantes. Ele conta que gosta muito dos dias em que tem encontros do programa, pois nesses dias tem mais atividades e diversão: “Eles ensinam muita coisa, explicam, mostram como devemos fazer, a gente presta atenção e faz”, diz.
Samira Vitória Martinelli, que tem 11 anos e está no 5º ano, também se mostra contente com as atividades de que participa. “Gosto muito e aprendo muita coisa diferente. E brinco em casa com as brincadeiras que aprendo aqui”, diz ela, que tem dois irmãos de idade próxima à sua, os quais também fazem parte do Campeões da Vida.
Quem ensina também aprende
A participação da Unoesc no Programa do Instituto Guga Kuerten se efetiva pela disponibilização de três estagiários, sendo eles dos cursos de Educação Física, Pedagogia e Psicologia. As atividades desenvolvidas no programa também beneficiam esses estudantes, que agregam conhecimento e experiências importantes para sua formação profissional.
“O trabalho multidisciplinar permite que a gente aprenda sobre outras áreas e se aproprie do conhecimento que temos na Universidade, pois a partir do momento em que nos utilizamos também nos apropriamos melhor dele”, diz a estagiária de Psicologia Daiane Rayzer da Cruz.
Ela completa dizendo que a autoavaliação incentivada pelo programa também é muito significativa. “Isso é importante para qualquer área em que formos trabalhar: a autoavaliação, a autopercepção, o trabalho em equipe”, conclui.