Professores da Unoesc figuram no Índice Científico AD – Alper-Doger
Por ser uma Universidade, a Unoesc atua nos eixos do Ensino, da Pesquisa e da Extensão e, no campo da Pesquisa, tem se destacado cada vez mais, por meio da atuação de seus professores. Atualmente, mais de 20 de seus pesquisadores figuram no “Índice Científico AD – Alper-Doger”, que é um sistema de classificação e […]
Publicado em 09/09/2022
Por Unoesc

Por ser uma Universidade, a Unoesc atua nos eixos do Ensino, da Pesquisa e da Extensão e, no campo da Pesquisa, tem se destacado cada vez mais, por meio da atuação de seus professores. Atualmente, mais de 20 de seus pesquisadores figuram no “Índice Científico AD – Alper-Doger”, que é um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de cientistas individuais.
O “AD Scientific Index” é uma ferramenta importante porque é aplicada por órgãos externos e atesta a qualidade das instituições, dos seus cursos e de seus pesquisadores de modo isento e transparente, sem conflitos de interesse.
As análises também ajudam a revelar os resultados em médio e longo prazo de diversas políticas implementadas pelas instituições, incluindo a qualidade de seus professores e pesquisadores, os incentivos acadêmicos e a qualidade das pesquisas desenvolvidas.
Da Unoesc, integram o ranking 2022 dos pesquisadores com maiores índices de citações:
Mateus Felipe de Castro
Elton Luiz Nardi
Jovani Antônio Steffani
Maria Teresa Ceron Trevisol
Aline Kuhn Sbruzzi Pasquali
Adriano Schlösser
Marcos Freitas Cordeiro
Marcio Roberto Piccoli
Antuani Rafael Baptistella
Riva Sobrado de Freitas
Rafael Cunha Laux
Tiago Zonta
Fábio Lazzarotti
Gracielle Fin
Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha
Simone Sehnem
Elcio Luiz Bonamigo
Ieda Margarete Oro
Mauricio Vicente Alves
Marilda Pasqual Schneider
Carlos Eduardo Carvalho
Nelson Santos Machado
Fabiane Meneghetti Dallacosta
Silvio Santos Junior
— Ter tantos professores da Unoesc figurando neste ranking demonstra a capacidade da Universidade em contribuir para a produção de novos conhecimentos, com qualidade, condição que contribui efetivamente para o desenvolvimento da ciência brasileira e global, não se restringindo apenas à replicação de conhecimentos já existentes. Parabenizamos a todos nossos professores pesquisadores pela capacidade de participarem do protagonismo científico brasileiro — afirmou o diretor acadêmico da Unoesc Joaçaba, professor Doutor Jovani Steffani.
Saiba mais:
Desenvolvido pelo Professor Dr. Murat Alper(MD) e pelo Professor Associado Dr. Cihan Döger(MD), o Índice usa os valores totais e dos últimos cinco anos do índice i10, índice h e pontuações de citação em Google Scholar. O “AD Scientific Index” mostra a classificação nas disciplinas ligadas à Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito/Direito e Estudos Jurídicos, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Naturais e Ciências Sociais. Envolve 15.930 instituições, 216 países, 10 regiões (África, Ásia, Europa, América do Norte, Oceania, Arab Leageu , EECA, BRICS, América Latina e COMESA) no mundo.