Professora da Unoesc é eleita presidente do Conselho Municipal de Saúde de Joaçaba
A partir de 2020, a professora do curso de Enfermagem, Paula Giovana Kleber estará à frente dos trabalhos do Conselho Municipal de Saúde de Joaçaba (CMS) como Presidente. A divulgação de seu nome para o cargo aconteceu nesta semana. — Estar à frente do Conselho Municipal de Saúde é mais um grande desafio, ressalto que […]
Publicado em 18/12/2019
Por
A partir de 2020, a professora do curso de Enfermagem, Paula Giovana Kleber estará à frente dos trabalhos do Conselho Municipal de Saúde de Joaçaba (CMS) como Presidente. A divulgação de seu nome para o cargo aconteceu nesta semana.
— Estar à frente do Conselho Municipal de Saúde é mais um grande desafio, ressalto que os novos membros estarão sem dúvida engajados para o sucesso dos próximos dois anos — afirmou Paula.
O Conselho Municipal de saúde, é um órgão deliberativo e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem por finalidade atuar na formulação, acompanhamento, avaliação e fiscalização das ações e serviços de saúde. Também atua no controle da execução da política municipal de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, na proposição de estratégias de saúde e na promoção do processo de controle social em toda a sua plenitude, no âmbito dos setores público e privado. Os conselhos gestores de políticas públicas são canais efetivos de participação, que permitem estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade. A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas.
— A Unoesc vem contribuindo nessa participação social ao longo dos anos. Estamos orgulhosos que a Universidade seja representada pela professora Paula no cargo de presidente do Conselho Municipal de Saúde — relata coordenadora do curso de enfermagem Marcia Restelatto, que fez parte da gestão 2015/2019 como representante da instituição de ensino, juntamente com a Professora Patricia Zilio Tomasi, que hoje representa como suplente.