Professor da Unoesc realiza missão internacional na Argentina e fortalece cooperação acadêmica em Direito e inteligência artificial
Publicado em 03/06/2025
Por Imprensa Unoesc

Entre os dias 28 e 30 de maio, o professor Vinícius Almada Mozetič, docente do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unoesc, cumpriu agenda institucional e acadêmica nas cidades argentinas de Corrientes e Resistencia, consolidando o protagonismo da Universidade em temas estratégicos como inovação jurídica, inteligência artificial (IA) e cooperação internacional.
A missão teve como destaque a palestra magna intitulada “Inteligência Artificial Aplicada à Eficiência Judicial”, proferida durante a cerimônia de lançamento do Laboratório Jurídico Digital – Legal Tech Lab, no Colégio Público de Advogados de Corrientes. Na ocasião, o professor Vinícius foi oficialmente integrado como membro convidado internacional da instituição, em reconhecimento à sua atuação na fronteira entre Direito e tecnologia.
Outro marco da missão foi a reunião com o decano da Universidad de la Cuenca del Plata (UCP), Doutor Aníbal Gronda, com quem foram debatidos projetos conjuntos de pesquisa e formação acadêmica, incluindo a proposta de criação de um Programa de Mestrado em Direito e IA em regime de cotutela entre a Unoesc e a UCP. Também foram realizadas reuniões com autoridades acadêmicas e políticas, como o deputado e advogado Ezequiel Romero.
Durante sua permanência, o professor liderou reuniões estratégicas com o grupo de pesquisa sobre IA e Direito Argentino, que atua sob sua coordenação, abordando os rumos regulatórios da IA no sistema jurídico latino-americano. Também se encontrou com o grupo de pesquisa coordenado pela professora Doutora Marcela Ferreyra, com ênfase em temas de jurisprudência constitucional, direito de família e direitos fundamentais.
A agenda incluiu ainda sua participação nas Jornadas de Governo Aberto, promovidas pela Faculdade de Ciências Exatas e Naturais e Agrimensura (FACENA/UNNE), além de ministrar uma conferência acadêmica na sede da UCP/Resistencia, com o tema “Gestação por Substituição no Brasil: uma análise a partir dos Direitos Fundamentais e da Jurisprudência Constitucional”.
Outro momento simbólico foi o recebimento, em ato solene, da Carta de Intenção da Prefeitura de Corrientes, destinada ao prefeito de Chapecó (SC), João Rodrigues. O documento marca a abertura de um canal oficial de aproximação institucional entre os dois municípios, reforçando laços regionais e fomentando projetos de desenvolvimento conjunto.
– Essa missão representa um esforço concreto de construção de pontes entre o Direito brasileiro e argentino, a partir de temas como inteligência artificial, proteção de dados e governança digital. É um passo importante para internacionalizar não apenas a pesquisa, mas também as soluções jurídicas inovadoras que desenvolvemos na Unoesc – destacou o professor Vinícius.