Página inicial O que acontece Professor da Unoesc publica artigo no exterior Qualis A1
Graduação São Miguel do Oeste

Professor da Unoesc publica artigo no exterior Qualis A1

O professor do curso de Psicologia, da Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste, Álvaro Cielo Mahl, publicou um artigo em 2010, pela revista espanhola The Spanish Journal of Psychology, que é conceito Qualis A1, o conceito máximo de um periódico. A revista espanhola está entre as 30 melhores no mundo, na área da Psicologia, […]


O professor do curso de Psicologia, da Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste, Álvaro Cielo Mahl, publicou um artigo em 2010, pela revista espanhola The Spanish Journal of Psychology, que é conceito Qualis A1, o conceito máximo de um periódico. A revista espanhola está entre as 30 melhores no mundo, na área da Psicologia, e com o reconhecimento máximo da área.

A classificação Qualis indica a qualidade dos periódicos e quais os mais procurados pelos pesquisadores de uma determinada área do conhecimento. Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes (Mec) para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação, como forma de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo – Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos periódicos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção. O Qualis Periódicos está dividido em oito estratos, em ordem decrescente de valor, sendo: A1, o mais elevado, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C.

De acordo com o professor, – o artigo aborda a avaliação de um instrumento de pesquisa no âmbito da Psicologia e Esporte. Ele se configura como um instrumento que mensura os níveis de ansiedade cognitiva, ansiedade somática e autoconfiança pré-competitiva de atletas – explica.

Segundo Mahl – o artigo Confirmatory Factorial Analysis of the Brazilian Version of the Competitive State Anxiety Inventory – 2, foi elaborado em conjunto com a Doutora Eduarda Maria Coelho e com o Professor Catedrático, José Vasconcelos Raposo, da Universidade Trás – os – Montes e Àlto Douro (UTAD), de Portugal – Para o professor, a parceria foi fundamental para a qualidade da pesquisa.

O profissional

O professor Álvaro Cielo Mahl trabalha na Unoesc, campus de São Miguel do Oeste, há sete anos. Atua no corpo docente do curso de Psicologia, é, também, professor em componentes curriculares nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Educação Física.

Álvaro Mahl é natural de Santa Maria (RS). Formado em Psicologia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e possui mestrado em “Psicologia do Desporto e da Atividade Física”, pela Universidade Trás – os – Montes e Àlto Douro (UTAD), de Portugal.

Para o professor Álvaro, a experiência mais relevante na área da Psicologia ligada ao esporte foi com a equipe de futebol do Avaí, de Florianópolis – desenvolvi, durante um ano e meio, trabalhos com as equipes de futebol do clube e considero a experiência profissional mais importante dentro da área em que produzi o artigo – complementa.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.