PPGEd da Unoesc realiza o 1º Seminário de Integração de Egressos
Publicado em 30/04/2024
Por Imprensa Unoesc

No dia 8 de abril, o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc realizou o “1º Seminário de Integração de Egressos”, como um espaço fundamental de encontro presencial e de diálogos sobre o percurso formativo, que refletiu acerca dos destinos, das atuações, dos impactos acadêmicos e sociais resultantes da formação no Programa.
O evento foi organizado pela “Comissão de Acompanhamento de Egressos”, composta pelos professores Doutores Camila Regina Rostirola, Neiva Furlin, Anderson Luiz Tedesco e também contou com a cooperação e colaboração da coordenadora do PPGEd, professora Doutora Marilda Pascal Schneider.
A programação do encontro contou com a palestra intitulada “O Mestrado e o Doutorado como espaço de formação acadêmica na experiência de Egressos”, dos professores Mestra (e Doutoranda) Aline Luz Mesquita (PPGEd/UFSCar/Sorocaba) e Doutor Ivan Fortunato (IFSP/Itapetininga), uma roda de conversa com o tema “A voz de Egressos do PPGEd/Unoesc”, e outros momentos: um com a socialização de “Relatos de Experiências de Egressos”, e outro a “Síntese reflexiva na Voz de Egressos”. Houve ainda, a participação de egressos e da palestrante Aline Mesquita no programa da rádio Unoesc/FM, no dia 5 de abril, no quadro “Em Questão”, do PPGEd, com a Fernanda Mingori.
— Pudemos refletir sobre nossa passagem no Programa, mas principalmente uma autoavaliação do “ser” mestre e/ou doutor, da mudança de como percebemos o mundo, e como nos posicionamos e nos inserimos nele — disse o egresso da nona turma de Mestrado em Educação, Walter Strobel Neto, atual coordenador do curso de Design da Unochapecó.
— Reencontrar formadores e orientadora foi uma grande satisfação e a aproximação denotou o desejo pela continuidade de formação, considerando as perspectivas apresentadas pelos colegas egressos em seus depoimentos. Espero muito em breve sair da condição de egressa para reintegrar a Instituição. Grata pelo convite — afirmou a egressa da segunda turma de Mestrado em Educação, Alessandra Nichele Magro, que atua como supervisora regional de Educação da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Joaçaba.
— Ser egresso é ter a responsabilidade de contribuir para a transformação social por meio do conhecimento construído ao longo deste processo educativo. É ser grato pela oportunidade de conviver e construir além de conhecimento, amizades e parcerias que alimentam nossa vida particular e acadêmica — ressaltou a egressa da primeira turma de Doutorado em Educação, Lizete Camara Hubler, que atua como concursada do Instituto Federal Catarinense, em Videira.
De acordo com a coordenadora do Programa, professora Marilda Pascal Schneider, ainda que o Seminário tenha focalizado os egressos, ele teve por finalidade também sensibilizar os estudantes matriculados acerca da importância de manterem seus vínculos com o Programa quando já tiveram concluído sua especialização.
Para o professor Doutor Anderson Luiz Tedesco, o evento integra um conjunto de ações que estão sendo implementadas como “Política de Acompanhamento de Egressos”.
— A temática de egressos tem sido tratada como uma das principais pautas de discussão atual da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão que avalia os Programas de Pós-graduação no Brasil. Em decorrência disso, essa pauta é assumida como um compromisso legítimo e ético em nosso Programa, com a finalidade de criação de uma cultura de lugar de pertencimento, integração e continuidade de nossos(as) egressos(as) — destacou o professor Anderson.
Por fim, a professora Doutora Maria Teresa Trevisol destacou a atividade como uma rica oportunidade de interlocução, trazendo lembranças por conta da convivência ao longo dos anos de estudo e ainda um momento rico de autoavaliação.
— Confirmamos que os processos educativos oportunizados pelo PPGEd implicam na formação humana e profissional de todos os envolvidos. Muitos projetos de toda natureza foram construídos e concretizados por meio das interações. Que ótima oportunidade de atividade — considerou a professora.