Página inicial O que acontece PPGA da Unoesc Chapecó está com inscrições abertas para Módulo Internacional
Pesquisa International Especialização Mestrado Doutorado Chapecó

PPGA da Unoesc Chapecó está com inscrições abertas para Módulo Internacional

O projeto “Módulo Internacional” é oferecido anualmente aos mestrandos e doutorandos da Unoesc Chapecó, através do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA), desde 2014. De lá pra cá, foram muitas possibilidades de capacitações em diversos países.

O próximo destino? Portugal! A programação dessa edição está imperdível. Estende-se por quatro cidades portuguesas: Lisboa, Évora, Coimbra e Porto. O roteiro começa dia 5 de outubro e vai até o dia 13 e, ao longo dos dias, os estudantes e professores terão uma vasta programação.

Na capital portuguesa, por exemplo, será assinado um acordo de cooperação com o Instituto Superior Técnico de Lisboa, com os professores e reitores. Além da visita para conhecer o Instituto Superior Técnico e as pesquisas que eles desenvolvem lá, que são relacionadas às áreas de pesquisa da Unoesc Chapecó, tem ainda a visita a um parque tecnológico de startups.

Em Évora, o grupo irá conhecer a tradicional Universidade de Évora e a Herdade do Esporão, que produz vinhos e azeites e é certificada pelo selo Robert Park, que é o  selo verde. Essa é uma das primeiras vinícolas do mundo a receber essa certificação verde de sustentabilidade.

– Como nós aqui temos uma linha de pesquisa de sustentabilidade bem forte, essa visita vai ser bem importante para o nosso grupo. Até porque, esse “Módulo  Internacional” oportuniza aos alunos uma vivência de ambiente diferente e de culturas diferentes. Eles vão conseguir perceber como é o ensino dessas outras universidades, como é feita a pesquisa. Como países europeus tratam a sustentabilidade, a tecnologia e a inovação – reforçou a professora Doutora Graciele Tonial, uma das organizadoras do “Módulo Internacional”.

E falando em tecnologia, as visitas em Coimbra serão em Parques Tecnológicos, incubadoras de empresas, empresas de tecnologia e também na Universidade de Coimbra. O roteiro segue para a cidade de Porto, além da visita à Universidade tem a ida ao Instituto da Juventude e ao programa da prefeitura sobre cidades inteligentes.

Ainda de acordo com informações da professora Graciele Tonial, essa é uma viagem de estudos, com visitas técnicas com o objetivo de fortalecer a internacionalização do programa. Este ano, os alunos participantes do Mestrado e Doutorado são da Unoesc Chapecó e São Miguel do Oeste, além dos professores e egressos do programa.

As inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira (5), e para se inscrever é só acessar este link aqui.

Quatro professores estão à frente do “Módulo Internacional Portugal”: Graciele Tonial, Sayonara de Fátima Teston, Dulcimar José Julkovski e Ieda Margarete Oro.