Plataforma de Inovação coordenada pela Unoesc e envolvendo universidades da ACAFE é apresentada
Na sexta-feira (12), foi realizado por meio de um encontro on-line, o lançamento “Plataforma de inovação das instituições comunitárias do Estado de Santa Catarina” (PIIC), ferramenta de consulta e integração entre as universidades do Sistema Acafe e os agentes de inovação presentes em Santa Catarina e que foi coordenada pela Unoesc Participaram do evento o reitor da […]
Publicado em 12/03/2021
Por Unoesc
Na sexta-feira (12), foi realizado por meio de um encontro on-line, o lançamento “Plataforma de inovação das instituições comunitárias do Estado de Santa Catarina” (PIIC), ferramenta de consulta e integração entre as universidades do Sistema Acafe e os agentes de inovação presentes em Santa Catarina e que foi coordenada pela Unoesc
Participaram do evento o reitor da Unoesc, também presidente da ACAFE, professor Aristides Cimadon, demais representantes da universidade, reitores das universidades ligadas à Acafe, o presidente da Fapesc, além de representantes da comunidade em geral e ligados ao projeto. Durante o encontro foram apresentados os principais resultados do processo de diagnóstico da criação da plataforma, realizado em 2020.
Para a criação da plataforma foi realizado um diagnóstico mapeando as 16 Instituições Comunitárias de Educação Superior no Estado de SC associadas à Acafe, seus habitats de inovação e práticas inovadoras. Também foram apontados destaques referentes às percepções do Setor Público e privado, e as oportunidades à partir destas observações.
Agora, a plataforma será hospedada no servidor e entrará em fase de testes. Após isso, será alimentada com informações fornecidas por todas as instituições. Os dados serão geridos e fomentarão ações envolvendo os agentes públicos e privados envolvidos no projeto.
— Trata-se de importante instrumento de articulação entre os atores da tríplice hélice: universidades, com seus projetos de pesquisa e de resolução de problemas regionais, governos e empresas. O cenário é muitíssimo promissor e acreditamos que a Plataforma será uma ferramenta excelente de desenvolvimento — afirmou a coordenadora da Agência de Inovação e Relações Institucionais – AGIR da Unoesc, professora Jéssica Romeiro Mota.
O projeto para a criação da plataforma foi coordenado pela Unoesc e custeado pelo valor de R$ 450 mil reais, disponibilizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações por meio da Emenda Parlamentar, referente ao Termo de Fomento 01.008.00/2019, Plataforma +Brasil nº 883227/2019, articulada pelo do Senador Jorginho Mello, pela Deputada Federal Carmen Zanotto e pelo Deputado Federal Pedro Uczai.