Página inicial O que acontece Pesquisadores da Unoesc participarão de congressos no México
Graduação Professor Joaçaba

Pesquisadores da Unoesc participarão de congressos no México

Os professores e pesquisadores da Unoesc, doutor Rudy José Nodari Junior e Elisabeth Baretta, participarão entre os dias 11 e 13 de novembro do 8º Congresso Euroamericano de Motricidade Humana e do 12º Congresso Internacional de Atividade Física e Ciências do Desporto, que acontecem de forma paralela na Universidade Autônoma de Baixa Califórnia, no México. […]


Os professores e pesquisadores da Unoesc, doutor Rudy José Nodari Junior e Elisabeth Baretta, participarão entre os dias 11 e 13 de novembro do 8º Congresso Euroamericano de Motricidade Humana e do 12º Congresso Internacional de Atividade Física e Ciências do Desporto, que acontecem de forma paralela na Universidade Autônoma de Baixa Califórnia, no México. O evento é promovido pela Rede Euroamericana de Motricidade Humana, que reúne 51 instituições de ensino e pesquisa de 22 países, entre elas a Unoesc.

Na oportunidade, o professor do Mestrado em Biociências e Saúde e do curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba, doutor Rudy, estará divulgando as mais recentes descobertas na área da dermatoglifia. Para isso, ministrará a conferência Dermatoglifia desde a iniciação esportiva até o treinamento personalizado e também a oficina Introdução da dermatoglifia

As pesquisas nesta área são desenvolvidas pelo professor há mais de 13 anos. O método científico estuda as impressões digitais enquanto marca genética e de desenvolvimento embrionário, possibilitando identificar as potencialidades de cada indivíduo para a orientação de habilidades esportivas, prática de exercícios e promoção da saúde. 

Além dele, a coordenadora do curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba, professora Elisabeth Baretta, ministrará uma oficina no evento sobre a temática Atividades de lazer e recreação. Para ela, a participação também é uma grande oportunidade de prestigiar pesquisadores e professores renomados da área. 

— Participar do congresso como forma de socializar as pesquisas e atividades de ensino e extensão que desenvolvemos aqui na Unoesc, bem como proferir uma oficina de capacitação para os acadêmicos de outra universidade é motivo de valorização e qualificação profissional. É um esforço conjunto dos professores e acadêmicos do curso de Educação Física para implementar as ações de internacionalização de nossa instituição — falou.

O curso também submeteu ao congresso 16 artigos científicos produzidos por acadêmicos e professores, número de publicações considerado expressivo. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.